“Vida e Arte de Georgia O’Keeffe” na próxima sessão do Cineclube Torres

Na segunda-feira (dia 26) às 20h, Cineclube Torres encerra ciclo denominado "Arte e Afirmação" sobre mulheres criadoras e desafiadoras, com este filme sobre importante pintora estadunidense

25 de agosto de 2024

Na segunda-feira (dia 26) às 20h, o Cineclube Torres apresentará o filme “”Vida e Arte de Georgia O’Keeffe” (2010), de Bob Balaban. O filme estadunidense encerra o ciclo denominado “Arte e Afirmação” sobre mulheres criadoras e desafiadoras, que ocorre sempre na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo (localizada na UP Idiomas Torres – Rua Cincinato Borges 420, Torres).

A sessão, com entrada franca, é promovida pelo Cineclube Torres, que completou neste mês (dia 20/08), 13 anos de atividades na cidade, com mais de 450 encontros cineclubistas abertos ao público em geral. A associação sem fins lucrativos é também Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva federal e estadual, Ponto de Memória pelo IBRAM, e presentemente conta com a valiosa a parceria da Up Idiomas Torres para suas atividades culturais.

 

Sobre o filme

Georgia O’Keeffe (Joan Allen) foi uma das pintoras mais importantes da história da arte americana, operando primeiro um Nova York e depois retratando flores e paisagens do Novo México (EUA), junto com fotógrafo e marchand Alfred Stieglitz (Jeremy Irons), com quem manteve um intenso relacionamento amoroso e profissional.

O filme é dirigido pelo ator e diretor Bob Balaban, que atuou em muitos filmes, para cinema e tv, se destacando no filme Gosford Park (R. Altman) e nas recentes obras de Wes Anderson.

Autor também de obras de literatura infantil, Bob Balaban dirigiu muitas obras para televisão, sendo esta biografia da pintora Georgia O’Keeffe produzida para a Lifetime uma das mais relevantes.

Para além da dupla de protagonistas, interpretados magistralmente por Joan Allen e Jeremy Irons, se destacam as mais de 70 obras originais da artista filmadas para a ocasião e, sobretudo, a encantadora paisagem semidesértica da região de Novo México, onde o longa foi filmado.

 

 

 

 


Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados