Vigilância Sanitária de Torres divulga balanço de suas ações em 2023

Segundo dados apurados, o ano foi marcado por um significativo aumento nas aberturas de cadastro, com 321 novos estabelecimentos registrados na cidade

9 de janeiro de 2024

 

No ano de 2023, a Vigilância Sanitária de Torres desempenhou seu papel na garantia da saúde pública local, registrando números expressivos em suas atividades de fiscalização e controle. “As ações empreendidas ao longo do ano resultaram em um panorama detalhado das práticas sanitárias adotadas por estabelecimentos e empresas, destacando a importância do cumprimento das normas para a segurança da população”, ressalta a comunicação da Vigilância Sanitária (vinculada a Secretaria Municipal de Saúde), que recentemente efetuou o balanço de suas principais atividades em 2023.

Segundo dados da Vigilância Sanitária de Torres,  ano foi marcado por um significativo aumento nas aberturas de cadastro, com 321 novos estabelecimentos registrados na cidade. “Esse indicador revela um crescente interesse por parte dos empreendedores em aderir às normativas sanitárias, fortalecendo o compromisso com a segurança sanitária”.

A emissão de alvarás acompanhou esse movimento, atingindo a marca de 656 documentos concedidos, aumento de cerca de 50% em relação ao ano anterior. Para efeitos de comparação, em 2022 foram emitidos 426 alvarás.

Fiscalização, aplicação de medidas corretivas e apreensões

Em paralelo às iniciativas de regularização, a Vigilância Sanitária realizou fiscalizações para garantir o cumprimento das normas em Torres. Nesse contexto, foram emitidos 61 autos de infração, destacando-se a necessidade de correção de práticas inadequadas que poderiam representar riscos à saúde pública. “As advertências, totalizando 18, foram aplicadas como medida preventiva, orientando os estabelecimentos sobre ajustes necessários para estar em conformidade com as normas vigentes”.

A aplicação de multas foi uma ferramenta para coibir práticas negligentes em Torres. Ao todo, 32 multas foram emitidas, servindo como um instrumento eficaz na promoção da conformidade e na penalização de irregularidades mais graves.

A apreensão de produtos irregulares ou em desconformidade com as normas sanitárias também foi uma parte essencial das ações da Vigilância Sanitária do município em 2023. Um total de 23 apreensões ocorreram por parte do órgão municipal em Torres, ressaltando o compromisso em retirar do mercado produtos que representem riscos à saúde pública.

O Diretor de Vigilância em Saúde, Lasier França, destaca o compromisso conjunto na construção de ambientes seguros, refletido nos números expressivos de cadastros, alvarás e ações corretivas da Vigilância Sanitária em 2023.


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados