No dia 07 de maio, uma comitiva do Centro de Estudos Históricos de Torres e Região (CEHTR), membros do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural (COMPHAC – Torres) e representantes da Secretaria de Cultura de Torres estiveram realizando uma vistoria as dependências do Museu Histórico do município.
O equipamento cultural torrense está a mais de dois anos interditado devido a problemas estruturais no telhado e, após alguns reparos, a situação ainda continua crítica – conforme foi possível verificar na vistoria. Internamente, o prédio sofre com algumas infiltrações, mofo, buracos no teto, esquadrias apodrecendo. O acervo está alocado em duas salas juntamente com o arquivo histórico e algumas obras artísticas na sede da prefeitura.
“O museu abriga um acervo emblemático da história e arqueologia local, instituição registrada no Instituto Brasileiro de Museu (IBRAM), no centro da paisagem histórica da antiga vila de São Domingos das Torres e local importante dentro do contexto territorial do Geoparque Caminho dos Canyons do Sul (UNESCO)”, ressaltam representantes do CEHTR (em nota para a imprensa).
Locação de imóvel para realocação emergencial do acervo
Conforme salientou o mesmo CEHTR, a proposta do poder público é a locação de um imóvel para realocação emergencial do acervo do Museu Histórico de Torres, dadas as condições atuais do prédio.
Já a estimativa para a reforma do prédio histórico – que até alguns anos abrigava a Prefeitura de Torres – é de cerca de 2 milhões de reais.
Um pouco da história do Prédio do Museu
O imóvel do Museu Histórico de Torres trata-se de uma edificação antiga, inaugurada em junho de 1951 durante a gestão do então prefeito municipal Cel. Severiano Rodrigues da Silva. Foi a sede da prefeitura municipal e seus principais departamentos e secretarias por mais de 60 anos.
No dia 13 de maio de 2016 foi inaugurado o atual Centro Administrativo Municipal (localizado no prédio do antigo Hotel Beira Mar – na Rua Jose Antônio Picoral). A partir de então, o imóvel começou a ser reorganizado para tornar-se o Museu Histórico de Torres – que também abrigaria a Biblioteca Municipal, uma sala de multiuso e espaço para projetos culturais.
Na Pandemia de Covid-19, o prédio foi fechado. Após uma pequena reforma (e passado o pior momento da pandemia Covid-19), o prédio foi reaberto a visitação pública no início de 2022 – já nomeado como Museu Histórico, Antropológico, Arqueológico e Oceanográfico de Torres. Por mais alguns meses, Exposições e atividades culturais vinham ocorrendo no local. Entretanto, há mais de dois anos o espaço foi fechado para reforma…. e assim segue até hoje.