Vistoria ressalta situação estrutural ainda crítica no prédio do Museu Histórico de Torres

Estimativa para reforma do prédio histórico – que até alguns anos abrigava a Prefeitura de Torres (e há 2 anos está interditado) - é de cerca R$2 milhões

FOTO - Imagens evidenciam situação crítica em várias partes do interior do prédio (por Leonardo Gedeon)
16 de maio de 2024

No dia 07 de maio, uma comitiva do Centro de Estudos Históricos de Torres e Região (CEHTR), membros do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural (COMPHAC – Torres) e representantes da Secretaria de Cultura de Torres estiveram realizando uma vistoria as dependências do Museu Histórico do município.

O equipamento cultural torrense está a mais de dois anos interditado devido a problemas estruturais no telhado e, após alguns reparos, a situação ainda continua crítica – conforme foi possível verificar na vistoria. Internamente, o prédio sofre com algumas infiltrações, mofo, buracos no teto, esquadrias apodrecendo. O acervo está alocado em duas salas juntamente com o arquivo histórico e algumas obras artísticas na sede da prefeitura.

“O museu abriga um acervo emblemático da história e arqueologia local, instituição registrada no Instituto Brasileiro de Museu (IBRAM), no centro da paisagem histórica da antiga vila de São Domingos das Torres e local importante dentro do contexto territorial do Geoparque Caminho dos Canyons do Sul (UNESCO)”, ressaltam representantes do CEHTR (em nota para a imprensa).

 

Locação de imóvel para realocação emergencial do acervo

Conforme salientou o mesmo CEHTR, a proposta do poder público é a locação de um imóvel para realocação emergencial do acervo do Museu Histórico de Torres, dadas as condições atuais do prédio.

Já a estimativa para a reforma do prédio histórico – que até alguns anos abrigava a Prefeitura de Torres – é de cerca de 2 milhões de reais.

 

Um pouco da história do Prédio do Museu

O imóvel do Museu Histórico de Torres trata-se de uma edificação antiga, inaugurada em junho de 1951 durante a gestão do então prefeito municipal Cel. Severiano Rodrigues da Silva. Foi a sede da prefeitura municipal e seus principais departamentos e secretarias por mais de 60 anos.

No dia 13 de maio de 2016 foi inaugurado o atual Centro Administrativo Municipal (localizado no prédio do antigo Hotel Beira Mar – na Rua Jose Antônio Picoral). A partir de então, o imóvel  começou a ser reorganizado  para tornar-se o Museu Histórico de Torres – que também abrigaria a Biblioteca Municipal, uma sala de multiuso e espaço para projetos culturais.

Na Pandemia de Covid-19, o prédio foi fechado. Após uma pequena reforma (e passado o pior momento da pandemia Covid-19), o prédio foi reaberto a visitação pública no início de 2022 – já nomeado como Museu Histórico, Antropológico, Arqueológico e Oceanográfico de Torres. Por mais alguns meses, Exposições e atividades culturais vinham ocorrendo no local. Entretanto, há mais de dois anos o espaço foi fechado para reforma…. e assim segue até hoje.

Imagem de arquivo

Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados