11º POESIA NA ESCOLA: Jovens poetas torrenses prestigiados

No dia 18 de agosto aconteceu a culminância do evento, com as 20 poesias finalistas sendo declamadas e os campeões definidos

Ao centro na foto, as vencedoras da categoria ensino médio: alunas Maria (3° lugar), Roberta (1°lugar) e Paloma (2° lugar e melhor interprete)
23 de agosto de 2017

No dia 18 de agosto aconteceu a culminância do 11º Poesia na Escola, em Torres. O evento ocorreu no Salão Ilha dos Lobos do Hotel SESC/Torres, que ficou lotado pelo público que prestigiou os jovens poetas. O evento foi uma realização da Ferrari Produções & Eventos Culturais com apoio da Rádio Maristela, SESC/Torres- A força do sistema Fecomércio, Pousada Molhes da Barra e jornal A FOLHA. Nesta edição tivemos a participação de 222 poemas, divididos entre Ensino Fundamental (141) e Ensino Médio (81). Foram selecionadas 20 poesias (10 de alunos do Ensino Fundamental e 10 do Ensino Médio) conforme Regulamento.

A noite teve início com uma pequena explanação do poeta Eduardo Jaques, destacando os valores da poesia e da cultura, incentivando os alunos a prosseguirem com seus sonhos. Completaram o corpo de Jurados  a jornalista Marlene Grings;  o editor de A FOLHA Guile Rocha;  o músico e compositor Fabricio Martins Teixeira e  a poetisa Carla Patrícia Horn. No show de intervalo o cantor e compositor Inaudi Ferrari proporcionou uma bela interação com o público presente, apresentando as músicas de seu último trabalho: CD Tempo Três.

“A Ferrari Produções e Eventos Culturais agradece a participação dos alunos, pais, responsáveis, professores, diretores, turmas da EJA da EEEB Gov. Jorge Lacerda e principalmente a secretária de Educação de Arroio do Sal senhora Joelma Rodrigues Becker por incentivar a cultura em seu município, disponibilizando um micro ônibus que trouxe alunos para prestigiarem e participarem do 11° POESIA NA ESCOLA. Como diz o Albert Camus (escritor, romancista, ensaísta, dramaturgo e filósofo francês):  “Sem a cultura e a liberdade relativa que ela pressupõe, a sociedade, por mais perfeita que seja, não passa de uma selva. É por isso que toda a criação autêntica é um dom para o futuro.”, indicou a organizadora do evento, Roseli Ferrari.

Após a declamação (ou leitura, na maioria dos casos) das poesias selecionadas, os jurados calcularam suas as notas – que avaliaram tanto a qualidade das poesias quanto a interpretação dos alunos – e chegaram aos seguntes resultados:

 

11° Poesia na Escola em Torres – RESULTADOS

 

ENSINO FUNDAMENTAL

1° Lugar: “Sociofobia”  da aluna Tainá Matos da E.E.E.F  – José Quartiero – 9° ano
2° Lugar : “Pequenas Definições Poéticas” da aluna Laura Faustino – Inst. Marcílio Dias- 7° ano;

3° Lugar : “A Mentira” da  aluna Sarah dos Santos – EMF Mampituba- 8°ano;

Melhor Intérprete : Aluno Kael Machado Caldas (Poesia “O Ovo ou a Galinha” ) – E.M.F Manoel Ferreira Porto- 8° ano
ENSINO MÉDIO

1° Lugar : “Desvairando-se” da aluna Roberta Goecks do Inst. Est. Marcílio Dias- 2° ano;
2° Lugar : “Desvirtude”  da aluna Paloma Mota do Inst. Est. Marcílio Dias- 1° ano;
3° Lugar : “Um Corte Lamentável”, aluna Maria Alice Barufi de Melo – Inst. Marcílio Dias- 2°ano
Melhor Intérprete : aluna Paloma Natália Mota (Poesia “Desvitude”) do Inst. Marcílio Dias.

 

 

Tainá (c) foi a vencedora de melhor poesia do Ensino Fundamental

 

Kael (d) foi o melhor interprete do ensino fundamental

 


Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados