30° Festival Internacional de Balonismo está prestes a fazer história em Torres

Com mais de 65 balões e infraestrutura renovada, principal Festival de Balonismo da América Latina ocorrerá entre os dias 27 de abril (sexta) e 1°de maio (terça) - recheado de atrações

Festival do Balonismo na edição de 2017, que atraiu cerca de 300 mil pessoas para Torres (FOTO - Guile Rocha)
25 de abril de 2018

 

Está prestes a começar mais uma edição do Festival Internacional de Balonismo de Torres. A cada ano que passa, é visível que a popularidade deste espetáculo aumenta, e entende-se: afinal, não tem quem não olhe para o céu e não se encante, não se emocione com a beleza dos grande balões inflados ganhando a paisagem – seja quem assista ao festival pela primeira vez ou mesmo os que acompanham todos os anos.

Mas em 2018, o principal evento de Torres – que ocorrerá entre os dias 27 de abril e 1° de maio –  deverá ter algumas razões especiais para ser considerado histórico. Entre estas, o fato da edição marcar os 30 anos de existência (ininterrupta) do Festival de Balonismo na cidade, e também a confirmação de mais de 65 balões em Torres para o evento – número muito maior do que de qualquer outra edição. A infraestrutura do Parque Odilo Webber Rodrigues (nome oficial do Parque do Balonismo) também recebeu importantes melhorias: recentemente, a gestão do prefeito Carlos Souza entregou à comunidade torrense uma área pavimentada de 4.500 metros e iluminação com 24 postes, (todos com luminárias de vapor metálico, com 400 watts) – obras que eram aguardadas a muito tempo para emprestar maior ‘auto-estima’ ao importante espaço municipal. Todos esses fatores ajudam a consolidar Torres, ainda mais, como capital do Balonismo no Brasil.

O Festival é promovido pela Prefeitura Municipal de Torres em parceria com a empresa Air Show, responsável técnica da competição. A empresa, fundada há cerca de 35 anos pelo francês Bruno Schwartz – campeão brasileiro de balonismo e um dos pioneiros do esporte no Brasil – foi a primeira a lançar comercialmente balões infláveis no país. E desde o primeiro festival do Balonismo de Torres, lá em 1988, a empresa já era parceira do evento.

Para conferir a programação completa do festival, clique no link abaixo:

FESTIVAL INTERNACIONAL DE BALONISMO 2018 – Confira a programação completa

 

Diversas atrações paralelas e shows nacionais no parque

FOTO: Raça Negra, Lucas Lucco, Fernandinho e Nando Reis apresentam-se durante o festival

 

O evento de Torres é o maior da  América Latina dedicado ao balonismo. E, como de costume, uma grande estrutura está sendo montada para receber os pilotos nacionais e internacionais  – mas também para oferecer ao público diversas atrações. A área do Parque Odilo Webber Rodrigues terá desde parque de diversões até uma grande área de alimentação (Food Park), passando por estandes de produtos locais e serviço, ou mesmo pelas tendas com os bons produtos da agricultura familiar e artesanato regional.

Palestras sobre a História de Torres e Região, Orquestra Popular de Crianças, mostras fotográficas e apresentações de dança, música (sempre presente no Food Park) e teatro estão entre as opções culturais durante o festival. Nos esportes, serão oferecidas instruções de slackline, basquete bola na cesta, hoquei de grama, além de  outras opções que estarão disponíveis na Tenda Esportiva. Serviços como oficinas de barba/sobrancelha, manutenção de bikes e  quickmassagem serão fornecidos pelo Fecomércio/RS Sesc/Senac. Voos panorâmicos de helicóptero e de balão também estarão a disposição (mediante pagamento). Para quem for de carro até o Parque do Balonismo, não haverá cobrança de estacionamento (ao menos não por parte da organização do evento).

Durante as noites, estão confirmados quatro shows nacionais para esta 30ª edição do Festival de Balonismo : do gospel Fernandinho (sexta-feira, 27), do sertanejo Lucas Lucco (sábado, 28), do pagode do grupo Raça Negra (domingo, 29), além do astro pop Nando Reis (segunda-feira, 30).  Os ingressos podem ser comprados pelo site https://minhaentrada.com.br/eventos/search?search=balonismo&submit.x=0&submit.y=0&uf_evento=RS .

Outro destaque é o Show Aéreo de Paraquedismo “Arcanjos” – que ocorrerá na Arena de Balões – sempre às 15h – no sábado (28), domingo (29) e terça-feira (1º de maio). Também estará aberta no Parque, Das 10h às 22h a Tenda do Balonismo Solidário, organizada pela Secretaria de Assistência Social estará recebendo a doação de alimentos não perecíveis (para quem desejar ajudar) além de divulgar seus serviços à comunidade.

 

MAIS DE 65 BALÕES: Provas, Balões de forma e Night Glow

Mas mesmo com tantas atrações paralelas, são os balões e seus pilotos os verdadeiros protagonistas do Festival Internacional do Balonismo de Torres. Serão cerca de 60 balonistas do Brasil e do mundo presentes, que não voam simplesmente para embelezar os céus. Durante o Festival Internacional de Balonismo em Torres, eles tem de cumprir uma série de tarefas para pontuarem – sendo que, todos os dias, duas provas serão realizadas pelos pilotos (se o clima colaborar para isto). Ao final do evento, o balonista que tiver o maior número de pontos será declarado o campeão do Festival. 4 provas são realizadas no evento de Torres (FONTE: BlogBalonismo):

 

FLY IN (FIN) – Competidores irão procurar o seu próprio local de decolagem e tentar jogar a marca o mais próximo do alvo previamente marcado ou do alvo em X. O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao alvo em X, se colocado, ou do alvo. A menor distância é melhor.

 

CAÇA A RAPOSA (HH) – Competidores irão seguir um balão raposa e tentar jogar a marca o mais próximo ao alvo em X colocado PELA RAPOSA não mais que 02 metros na direção do vento em relação ao cesto após o pouso. O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao alvo em X. A menor distância é melhor.

 

GORDON BENNETT MEMORIAL (GBM) – Competidores irão tentar jogar a marca dentro de uma(s) área(s) de pontuação o mais próximo a um alvo previamente marcado. O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao alvo em X, se colocado, ou do alvo. Menor distância é melhor.

 

PROVA DA CHAVE – Nesta prova os pilotos decolam de aproximadamente dois quilômetros do Parque do Balonismo com o objetivo de pegar uma chave que estará pendurada em um mastro. Quem vencer esta prova ganha um Chevrolet Onix 0km oferecido pela Pinho Veículos.

 

Além do 30º Festival Internacional de balonismo de Torres, outra competição importante vai acontecer simultaneamente ao festival: a 1ª etapa do Campeonato Gaúcho de Balonismo. A última edição do campeonato ocorreu em 2016, em Santa Maria. Cristiano Almudim é o atual campeão da competição. Conforme informa o BlogBalonismo, os competidores do gaúcho serão: Paulo Cesar Farias,Fabio Lopes, Cristiano Almudim, Maurício Ferreira, Reni Pinho, Laís Pinho, Graco Magnus, Murilo Hoffmann, Murilo Gonçalves, João Vitor Justo, Giovani Pompermaier, Rafael da Luz, Vinicius Tedesco, Sergio Jung

Haverão ainda 5 balões de forma (que não competem), chamando atenção com suas imagens inusitadas no céu de Torres em 2018: eles terão a forma de um saxofone, um palhaço voador, um touro, um urso e um coração são Ainda que os balões saiam do Parque Odilo Webber Rodrigues, o seu voo pode ser visto de vários locais de Torres – basta olhar para o céu, sempre por volta das 7h ou das 16h, quando começam as provas (caso o tempo esteja bom). E turistas

Já o sempre aguardado espetáculo Night Glow – quando os balões se reunem a noite em voo cativo, iluminando de forma bela o ambiente –  acontecerá nas noites de domingo, 29 (no Parque do Balonismo) e segunda, 30 de abril (na Praia Grande).

Night Glow do ano passado, na Praia Grande

 

*Com prefeitura de Torres, Maiara Raupp e BlogBalonismo


Publicado em: Turismo






Veja Também





Links Patrocinados