O que éPsicoterapia?

25 de março de 2010

A psicoterapia é um valioso recurso para lidar com as dificuldades da existência em todas as formas que o sofrimento humano pode assumir como  crises pessoais,  conflitos conjugais e familiares, transtornos psicopatológicas,  distúrbios psicossomáticos, crises existenciais e problemas nas transiçíµes entre as fases da vida,  etc. í‰ também um espaço favorável ao crescimento pessoal, um lugar/tempo/modo privilegiado de criar intimidade consigo mesmo, de estabelecer diálogos construtivos e abrir novos canais de comunicação, de transformar padríµes estereotipados de funcionamento, restabelecendo o processo formativo e criativo de cada um. Ela oferece uma oportunidade de compreender e mudar os padríµes de vinculo e relação interpessoal.    

Os problemas vinculares são fonte de incontáveis sofrimentos e  muitas doenças. A Psicoterapia ocupa hoje um lugar fundamental na área da saúde, por trazer uma visão integrada do homem, considerando as dimensíµes psí­quica, orgânica e social agindo conjuntamente na produção da existência humana, assim de  seus problemas. Em alguns casos, a Psicoterapia cumpre também uma função de educação para a vida, oferecendo um espaço privilegiado de reflexão, com instrumentos e conhecimentos que podem ajudar na orientação e condução da vida. Esta função torna-se  fundamental em situaçíµes de  desestruturação e crise,  quando a pessoa se pode se sentir inapta para lidar com as dificuldades em sua vida. í‰ um espaço especial de atenção í s dificuldades da vida e aos caminhos internos para solucioná-los.    

Todos os últimos avanços na área da Psicologia e Psicoterapia têm permitido alcançar resultados cada vez maiores e mais significativos. No geral, os prazos de tratamento são relativos aos objetivos almejados. Algumas pessoas encontram na terapia um lugar fundamental de acompanhamento de seu processo de vida, onde são trabalhadas transformaçíµes mais profundas. Apesar de poder parecer, í  primeira vista, um tratamento oneroso em termos de tempo e dinheiro, a psicoterapia tem se mostrado, na realidade, um modo econí´mico de tratamento. Pesquisas indicam  que a  psicoterapia diminui, por exemplo,  os í­ndices de consumo de medicamentos e de internaçíµes hospitalares.

   A  psicoterapia tem se mostrado um tratamento economicamente compensador por prevenir e tratar problemas psicológicos que, quando não atacados adequadamente, trazem enormes prejuí­zos financeiros para as pessoas e até  mesmo para o paí­s. Assim, os tratamentos psicológicos demonstram uma grande potência de transformação das vidas.      


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados