Professoras da região mostram que é possível iniciar a alfabetização na educação infantil brincando

No chat, a professora Janisse Viero, da região da Campanha, contou que fez a pesquisa dos pássaros com a família das crianças e foi muito rico. “Colorimos os pássaros com sementes e ficaram muito lindos". explica

16 de abril de 2022

Educação infantil é para brincar muito, mas brincando é possível iniciar o letramento e a alfabetização e assim contribuir para qualificar essa etapa da vida escolar.  Com esse mote, as professoras Adriane Lipert Bittencourt (de Três Cachoeiras) e Suelen da Silva Mattos apresentaram, na terça-feira, 12, no You Tube do Centro Ecológico, vivências a partir do caderno pedagógico ‘Práticas de Leitura e Escrita na Educação Infantil’ com a obra ‘Nina e os Passarinhos’.

Com base no trabalho de Magda Soares e Artur Gomes de Morais, dois destacados pesquisadores nas áreas de alfabetização e consciência fonológica respectivamente, Adriane afirmou que não há motivo para privar as crianças do convívio com as letras. “Vivemos numa sociedade grafocêntrica, as crianças convivem com letras o tempo todo, então não há motivo para não trabalhar com letras na educação infantil de forma lúdica”.

Aos 24 minutos, a apresentação entra na parte prática, em que Suelen relata as possibilidades já trabalhadas em sala de aula com o livro Nina e os Passarinhos sob a orientação do caderno pedagógico.  A professora reforçou a importância da sensibilização para despertar nas crianças a vontade de ouvir a história. No caderno pedagógico por exemplo, há links com cantos dos pássaros da região, as crianças podem construir um pássaro a partir de moldes com materiais coletados em passeio a campo, registrar imagens de pássaros perto de onde moram, entra outras atividades. “Ensinar as crianças que brincar também faz parte do aprender”, diz a educadora, que mostra muitas outras dicas a partir das quais as professoras podem elaborar seus próprios materiais e ideias.

 

Chat

No chat, a professora Janisse Viero, da região da Campanha, contou que fez a pesquisa dos pássaros com a família das crianças e foi muito rico. “Colorimos os pássaros com sementes e ficaram muito lindos. O pássaro de papelão foi a alegria da criançada. A professora trabalhou também com os jogos da publicação e fizeram uma farmacinha com ervas medicinais, um dos temas do livro Nina e os Passarinhos.

A professora Salete dos Santos qualificou o material como excelente.  “Vou utilizá-lo com crianças especiais no fundamental ll”. Daiana Lumertz, disse que com toda certeza vai usar e abusar das atividades no Pre II, em Dom Pedro de Alcântara.

Práticas de Leitura e Escrita na Educação Infantil com a obra Nina e os Passarinhos está disponível no site do Centro Ecológico, assim como os livros da série Nina e outros cadernos pedagógicos. O encontro virtual está disponível em https://youtu.be/yfZdQXUoC8I

 

 


Publicado em: Educação






Veja Também





Links Patrocinados