Na segunda-feira (17), repercutiu nas redes sociais o vídeo de um bueiro transbordando junto à orla da Praia da Cal, em Torres. José Ricardo Milanez, um dos gestores da página torricasurfcheck, ao filmar os fluidos vazando do bueiro diretamente para o mar citou o forte fedor do esgoto que de lá emanava. E disse ainda que “não tem como não mostrar toda indignação e raiva com este descaso e falta de consideração com moradores, veranistas e turistas de Torres”. Ele citou ainda ainda que um problema parecido – de bueiro vertendo esgoto – havia sido percebida também junto a outro manancial hídrico torrense, no caso a Lagoa do Violão (no sábado). E na terça-feira (20), outro bueiro transbordando foi flagrado pelo torricasurfcheck próximo ao rio Mampituba.
Em função da repercussão dos vídeos, conversamos sobre estes problemas com Tiago Borges Silva, que é o atual gestor da Unidade da CORSAN aqui de Torres. O gestor indica que às 12h58 da segunda-feira (dia 17), a CORSAN recebeu de um cliente um vídeo com o transbordamento do bueiro na Praia da Cal, indicando que prontamente uma equipe da instituição teria se deslocado até o local – identificando problema elétrico em uma elevatória de esgoto, o que foi consertado e rapidamente cessou-se o extravasamento de esgoto.
Sobre o da Lagoa do Violão, Tiago explicou que uma funcionária da Secretaria de Meio Ambiente de Torres informou sobre o vazamento em um PV (poço de visita) na rua Washington Luiz no final de semana. O gestor da CORSAN ressalta que este problema foi solucionado na manhã de sábado (17), sendo que o problema é que a rede estava obstruída (excesso de gordura na rede).
Tiago ainda salienta que várias dessa ocorrências em Torres não estão sendo informadas diretamente a Corsan (via fone 08006466444, aplicativo ou site da instituição). “Recebemos as ocorrências, na maioria das vezes, através de terceiros que preocupados com a solução do problema, nos encaminham as demandas pra solucionarmos. Então, pedimos que a populaçãoo acesse nossos canais de comunicação oficiais, para conseguirmos atender o mais rápido possível as demandas da população”, concluí o gestor da Unidade da CORSAN em Torres.
