Uma baleia jubarte foi encontrada morta na praia da Caçamba, na manhã desta sexta-feira, 16, em Balneário Arroio do Silva – no extremo sul de SC (cerca de 50km distante de Torres). A ONG Educamar, entidade dedicada à pesquisa, monitoramento e conservação de mamíferos aquáticos do Sul, foi avisada por moradores e foi até o local.
A presidente da ONG, Suelen Silva, informou que o animal era um filhote, tinha em torno de sete metros de comprimento, e marcas que sugerem que o encalhe tenha ocorrido devido a redes de pesca. “Vamos fazer a necropsia para apurar a causa”, disse ela.
A presença de baleias jubartes é comum na região de Abrolhos, no extremo sul da Bahia, considerado o berçário da espécie, mas conforme Suelen, pode acontecer de algumas aparecer nas águas de Santa Catarina. “Não podemos precisar quando, mas esta espécie está procurando muito a região do Sul”, disse ela.
Conforme a ONG este é o 11º encalhe dessa espécie em menos de um mês no Estado, sendo que a maioria deles, foram por acidente com rede de pesca.