No dia 14 dezembro, iniciou-se em Torres e Arroio do Sal o emprego do efetivo reforço para a 49ª Operação Golfinho da Brigada Militar – operação que busca reforçar a segurança no litoral gaúcho durante a temporada de veraneio (quando a população de cidades como Torres chega a ficar 10 vezes maior do que na baixa temporada). Logo no primeiro serviço houve barreiras policiais em locais estratégicos, a fim de cumprir o objetivo da visibilidade presente no Plano Tático Operacional do Comando-Geral da instituição.
Em Torres, a ação ocorreu na Avenida Beira-Mar, para prevenir a contravenção penal de perturbação do sossego, geralmente, ocasionada por som automotivo. Já em Arroio do Sal, a barreira foi instalada no pórtico de entrada, como uma forma de transmitir sensação de segurança aos veranistas e moradores que acessam à cidade.
Conforme informado pelo comando da BM, a previsão é de que a Operação Golfinho da BRIGADA MILITAR se desenvolver até março de 2019. “A corporação está atenta aos indicadores criminais, utilizando a ferramenta informatizada Avante, a qual fornece aos gestores o mapeamento da criminalidade nos aspectos geográficos, de horário e dias da semana de maior incidência”.