O soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBM RS) Jeferson Luiz da Rosa França – que atua junto ao 9°BBM em Torres – participou do “World Congress on Drowning Prevention” (Congresso Mundial sobre a Prevenção de Afogamento), o maior evento científico mundial na área de prevenção, reação e mitigação de afogamentos e incidentes aquáticos, que ocorreu em Vancouver (Canada), entre os últimos dias 16 e 19 de Outubro.
Conforme informa o CBM RS, o trabalho deste morador de Torres versa sobre o Gerenciamento Costeiro do Parque Estadual da Guarita, essencialmente no que tangencia as medidas de prevenção adotadas para a mitigação dos índices de salvamento naquela praia. “O estudo está alinhado ao objetivo estratégico do CBMRS no sentido de consolidar a cultura prevencionista da sociedade gaúcha especificamente na redução de afogamentos nas prais do Estado”.
Entre os resultados apresentados por Jéferson, está a estatística que compara o número de afogamentos no Parque da Guarita entre as temporadas do verão 2012/13 e 2015/2016. No primeiro período analidado,204 casos de salvamentos foram registrados, enquanto no período posterior (temporada 2015/16) o número de salvamentos caiu para 55 casos. Conforme o estudo do soldado do Corpo de Bombeiros de Torres, esta redução no número de afogamentos se deve principalmente ao trabalho de prevenção junto aos banhistas, realizados pelos salva-vidas mas também por placas de sinalização e folders educativos,indicando os pontos de maior perigo.
E mesmo finalizado o curso no Canadá, Jéferson segue em terras estrangeiras. Agora, o próximo desafio será iniciar um curso específico em Miami (Estados Unidos), que ocorrerá entre os dias 21 e 24 de outubro.