A Secretaria Municipal de Educação já está organizando o início do ano letivo 2023 da Rede Municipal em Torres . As aulas voltam no dia 22 de fevereiro, logo após o Carnaval. “Para o dia 14 de fevereiro, a Secretaria de Educação, está preparando uma atividade de integração com todos os professores e diretores, no Centro de Eventos da Ulbra, às 19h. Nos dias seguintes, 15, 16 e 17 de fevereiro, as equipes diretivas em suas respectivas EMEIs e EMEF estarão planejando o trabalho durante o ano”, ressalta a comunicação da municipalidade.
Pelo calendário, o novo recesso escolar acontecerá de 19 a 31 de julho e o encerramento do ano letivo está previsto para 21 de dezembro.O período normal para matrículas e rematrículas encerrou no ano passado, porém, os alunos que eventualmente não tenham feito sua inscrição, podem comparecer nas secretarias das Escolas de Ensino Fundamental para solucionar a questão. Quanto à educação infantil, os pais podem obter informações no Portal da Educação, no site da Prefeitura, em Central de Vagas.
Rede estadual
Já as aulas da rede estadual de ensino no ano letivo de 2023 no Rio Grande do Sul começarão no dia 23 de fevereiro, conforme a Portaria 281/2022, publicada no Diário Oficial. O recesso escolar ocorrerá entre 19 e 30 de julho, e o segundo semestre do ano letivo será realizado de 31 de julho a 22 de dezembro. No decorrer do ano, haverá avaliações diagnósticas e formativas, bem como mais uma edição das provas do Sistema de Avaliação Escolar do Rio Grande do Sul (Saers).
Antes do início do ano letivo, a Secretaria da Educação (Seduc) realizará uma importante ação, chamada Estudos de Recuperação, com foco na recuperação das aprendizagens, no combate à evasão escolar e no fortalecimento da permanência do aluno em sala de aula.
A iniciativa, que inicialmente ocorreria entre 6 e 10 de fevereiro, será realizada entre 8 e 17 de fevereiro. Nos dias 6 e 7 as escolas estarão se preparando para receber estudantes. A ação será realizada com os alunos que apresentaram resultado inferior à média anual ou com frequência menor que 75% em 2022. Trata-se de uma oportunidade adicional para que o estudante recupere as aprendizagens que necessita para o próximo ano letivo, possibilitando a sua aprovação, caso atinja os índices exigidos.
O ano letivo de 2023 marca uma importante etapa na implementação do Ensino Médio Gaúcho na rede estadual. Pela primeira vez, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio passarão a ter aulas dos componentes das Trilhas de Aprofundamento Curricular, dos Itinerários Formativos, parte flexível do currículo. A política que prevê a atualização do currículo começou a ser implantada em 2022 com os estudantes do 1º ano, alcançando as 1.100 escolas que ofertam a etapa e mais de 100 mil alunos. Entre seus objetivos, estão o protagonismo do estudante e a sua permanência na escola por meio de aprendizagens significativas.