Na última segunda-feira, dia 17 de dezembro, a Câmara de Vereadores de Torres realizou uma Sessão Solene, em homenagem ao aniversário dos 181 anos da existência da Polícia Militar gaúcha, a Brigada Militar(BM). Na ocasião, foram homenageados o comando do quartel do Litoral do estado, representado no ato pelo Comandante da 2ªCompanhia/2º Batalhão, além de um policial militar de cada organização de Polícia Militar sediada em Torres (policiamento urbano, ambiental, rodoviário e fazendario).
O vereador Valmir Alexandre, o Pardal (PRB) discursou em nome da casa por conta de ser brigadiano da reserva e ter trabalhado mais de 25 anos na ativa da corporação. Pardal lembrou a coragem dos servidores da BM por saírem de casa diariamente para trabalhar na segurança da sociedade, mesmo correndo risco de vida em alguns casos.
Já o Capitão Fábio Hax Duro, representando a categoria na região, falou sobre a profissionalização da BM atualmente. Lembrou que a corporação trabalha junto com a Polícia Civil e o Ministério Público no eixo da inteligência das ações, o que tem ajudado a sociedade em flagrar várias organizações criminosas que lidam com o tráfico de drogas e em outros crimes ultimamente. Hax Duro lembrou também o enfrentamento do que chamou de “Cangaço” – crime onde as quadrilhas têm aterrorizado cidade de interior ao assaltarem bancos – comemorando a vitória da Brigada Militar nos confrontos, quando tem conseguido prender os criminosos.
Coordenada pela presidência de Fábio da Rosa, a Câmara, afinal, entregou as homenagens aos seguintes profissionais: Cel. Paulo Ricardo Garcia da Silveira, 3º Sargento Valdemir Cesar Carvalho, Soldado Ozéias Bonette e Soldado Márcio André Cavalheiro Moreira.