A equipe da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Torres já está se preparando para o processo da vacinação. Conforme informa para A FOLHA a secretária da pasta Suzana Machado, a cidade irá cumprir à risca o Plano de Vacinação coordenado pelo Ministério da Saúde e implementado no RS pela Secretaria de Saúde do Estado gaúcho.
Nesta primeira leva, o município vai receber 649 doses. A estimativa é que a imunização comece na próxima quarta-feira, 20 de janeiro. As doses serão buscadas pela prefeitura de Torres em Osório, direto na sede da Coordenadoria Regional de Saúde, já nesta terça-feira, dia 19.
Prioridades nacionais
Cumprindo a determinação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde com relação aos grupos prioritários, a operação em Torres inicia com a imunização dos profissionais da Saúde que atuam com Covid-19 com a aplicação de 420 doses; também a vacinação dos usuários e trabalhadores de Instituição de Longa Permanência para Idosos- ILPI, com 185 doses; e ainda os indígenas, com 44 doses. Eles receberão as doses no local de trabalho ou onde vivem. Nesta primeira fase, não haverá vacinação em Postos de Saúde.
Coronavac
Segundo a secretária municipal de Saúde, Suzana Machado, estará garantida a aplicação da segunda dose, dentre 14 e 20 dias após, às pessoas imunizadas nesta primeira fase da campanha. O município deve receber mais doses do imunizante da vacina em seguida e sistematicamente, conforme a logística geral no Brasil.
A vacina de imunização contra a Covid-19 que será aplicada em Torres é a mesma aplicada nesta primeira fase em todo o Brasil: a Coronavac, do Instituto Butantan, de São Paulo.