Cinco novos respiradores para hospitais do Litoral Norte gaúcho são confirmados em reunião

Em reunião entre governador, Famurs e Amlinorte, Prefeitos do Litoral Norte buscaram, ainda a revisão da população regional. Amlinorte alega ter um aumento de aproximadamente 50% da população do litoral desde o início da pandemia - causando impacto no sistema de saúde dos municípios

Foto: Shutterstock
1 de julho de 2020

A Famurs (Fundação dos Municípios do RS) e o Presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) participaram na tarde de terça-feira (30.06) de uma videoconferência com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.  Participaram do encontro o presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte e atual prefeito de Imbé, Pierre Emerim, o prefeito de Xangri-Lá, Cilon Silveira e o Vice-Presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen.

A Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) busca com o Governo do Estado a abertura de novos leitos de UTI.  Outra preocupação manifestada pela Amlinorte é a alta migração de pessoas para o litoral, fato que vem causando impacto no sistema de saúde dos municípios e prejudicando a fiscalização para a redução de circulação de pessoas. “Os prefeitos do Litoral Norte buscam a revisão da população e alegam ter um aumento de aproximadamente 50% da população desde o início da pandemia”, ressalta a Famurs.

Após a manifestação da Amlinorte, o governador solicitou que fossem encaminhados dados levantados pela entidade que comprovam o aumento da população no Litoral norte. São estatísticas que levam em conta o consumo da CEEE, a geração de lixo e a aplicação de vacinas, que poderá servir de base para a destinação de novos leitos para o litoral e aplicação das bandeiras. Ainda ficou definido que serão liberados pela Secretaria de Saúde do Estado cinco respiradores para os hospitais no litoral. O presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte e atual prefeito de Imbé, Pierre Emerim, está neste momento ajustando questões burocráticas para a instalação dos respiradores.

Conforme o presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte e atual prefeito de Imbé, Pierre Emerim, os leitos de UTIs da região já estão em 98% de ocupação. “São 22 leitos de UTI para covid-19 e 21 estão ocupados neste momento”, destaca o prefeito Pierre.

O Vice-Presidente da Famurs e Prefeito de Taquari, Maneco Hassen, afirmou no encontro que a busca pelo diálogo e por soluções com o governador precisa ser constante. “É muito importante mantermos o diálogo com o governador. Esses encontros virtuais ajudam a construir soluções a curto prazo. É importante dividirmos as angústias dos municípios neste período de pandemia”, destacou Maneco Hassen no encontro virtual.

 

 


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados