A TOSSE NOS CÃES

A tosse em cães pode ser muito comum! O problema, na maioria das vezes, é identificar a causa dela, pois pode tanto ser um sinal clínico de um quadro isolado — como um engasgo com água — quanto de casos que exijam mais atenção e acompanhamento — como doenças respiratórias ou cardíacas. 

11 de julho de 2023

A tosse em cães pode ser muito comum! O problema, na maioria das vezes, é identificar a causa dela, pois pode tanto ser um sinal clínico de um quadro isolado — como um engasgo com água — quanto de casos que exijam mais atenção e acompanhamento — como doenças respiratórias ou cardíacas.

De modo geral, a tosse é um mecanismo de defesa do organismo contra agentes irritantes e possíveis invasores do sistema respiratório. Existem vários motivos que podem levar o cão a tossir, que não necessariamente estejam relacionados às vias respiratórias.

Os mais comuns são:

  • Por engasgo: quando o animal ingere algo que não é corretamente deglutido, como comida, água ou até pedaços de objetos. Nesses casos, ele pode tentar vomitar e colocar as patinhas na boca, como se estivesse tentando se livrar de algo;
  • tosse dos canis: é a “gripe” dos cães, causada comumente pela bactéria Bordetella bronchiseptica e pelo vírus da parainfluenza canina (CPIV);
  • Vermes pulmonares: infecção por parasitas no sistema respiratório. Para evitar, é ideal manter a vermifugação do pet em dia;
  • Doenças cardíacas: as cardiopatias podem afetar o sistema respiratório dos cães, tanto pelo aumento do coração, quanto pela congestão pulmonar que ocorre em decorrência da insuficiência cardíaca, gerando não só tosse, mas também dificuldade de respirar e cansaço excessivo.

Podemos classificar a tosse em relação ao seu tempo de duração (em aguda e crônica) e também em relação à expectoração (seca ou úmida):

  • Crônica: é aquela de mais longa duração. Geralmente, é uma tosse mais sutil, mas que ocorre há diversas semanas;
  • Aguda: aparece subitamente, sendo normalmente mais intensa e frequente;
  • Seca: não apresenta secreção;
  • Úmida: é acompanhada de muco — o que nem sempre é fácil perceber, já que um engasgo também pode culminar em liberação de saliva, o que pode parecer secreção respiratória.

Uma tosse seca, por exemplo, pode ser sinal de uma doença cardíaca — dependendo do grau de alteração no coração do animal, levando então a uma tosse seca e crônica.

Já a tosse do tipo úmida pode indicar inflamação de origem infecciosa, como a gripe canina. Nesse caso, normalmente, o animal vai tossir de maneira mais aguda e intensa (portanto, seria uma tosse úmida e aguda).

Descobrir a origem da tosse é um desafio até para os profissionais, pois podem ser muito parecidas. Por isso, é ideal realizar alguns exames.

O mais recomendado é levar o seu pet ao Médico-Veterinário para um exame clínico. Nessa primeira avaliação, o profissional já consegue excluir algumas possibilidades e pode pedir outros exames para dar um diagnóstico certeiro.

Na consulta inicial, através das auscultações do coração, ele já pode dizer se existe alguma alteração no coração do seu pet ou não — o que pode ser reforçado pela idade e raça do cachorro, uma vez que algumas raças têm maior predisposição para algumas doenças do coração.

Porém, não é porque um cão tem doença cardíaca que ele também não possa apresentar uma doença respiratória. Por isso, o exame clínico cuidadoso e exames complementares são fundamentais para o diagnóstico! (Fonte: Vetnil)

 

Conheça a ATPA (Associação Torrense de Proteção aos Animais) que cuida de animais abandonados, muitos deixados irresponsavelmente por veranistas ou abandonados por moradores, entre eles muitos filhotes e velhotes e femeas prenhas que aguardam um lar. Nosso telefone de contato é (51) 98111-6834. Você pode nos ajudar de várias maneiras, seja através do PIX chave 00940020000142 ou com uma contribuição na conta da ATPA, (Associação Torrense de Proteção Animal) Banrisul (041) Agência 0955, conta 06.032079.0-6, com doação de ração ou compra de nosso calendário e, sobretudo adotando um animal. Os animais que aguardam um lar amoroso em lar temporário da ATPA são lindos, saudáveis e só precisam de uma chance para retribuir com amor por toda a vida.

PRECISAMOS MUITO DE RAÇÃO, PARA CÃES E GATOS ADULTOS E FILHOTES. Além dos animais de rua de Torres, alimentamos semanalmente os animais da aldeia indígena (Campo Bonito). Se você puder nos ajudar doando ração, pode comprar e nos avisar, nós buscamos e desde já agradecemos sua generosidade.

Visite nossas redes sociais.




Veja Também





Links Patrocinados