FESTIVAIS DE BALONISMO PELO MUNDO

"Como o número de pessoas é sempre algo difícil de se aferir em eventos deste tipo, procurei o aspecto mais fácil de se medir: a quantidade de pilotos. Esta variável é bem fácil de conferir, os próprios festivais têm o relatório" (texto por Roni Dalpiaz).

Festival de balonismo na Turquia, em Capadócia
2 de maio de 2022

O Festival de Balonismo de Torres foi um sucesso! Aliás eu nunca vi alguém dizer, nesses anos todos, que algum dia ele foi um fracasso.

E a tendência é mesmo essa: sempre melhorar (ou tentar, pelo menos).

O Festival é considerado o maior evento local e, devido a sua importância ele foi terceirizado! Como assim? Será que em mais de 30 anos de experiências exitosas ainda não aprendemos a fazer o nosso principal evento? Será que agora que temos quase toda a infraestrutura pronta precisamos de uma empresa que monte mais tendas, cobre ingresso e traga alguns shows nacionais?

Bem, este assunto eu vou tratar em outra coluna. O assunto desta semana é o que foi dito pelo sócio da Airshow, organizador das provas de balonismo, o piloto franco-brasileiro Bruno Schwartz. Em seu breve discurso na câmara de vereadores disse que o Festival de balonismo de Torres é considerado o terceiro maior festival de balonismo do mundo (ou quarto, segundo o secretário de Turismo do município). Será verdade?

Para se dizer se o evento, em si, é maior ou menor na comparação com outro, pode-se levar em conta alguns aspectos, como: público do evento, espaço físico, quantidade de pilotos e, por consequência, de balões, ou qualquer outro. Como o número de pessoas é sempre algo difícil de se aferir em eventos deste tipo, procurei o aspecto mais fácil de se medir: a quantidade de pilotos. Esta variável é bem fácil de conferir, os próprios festivais têm o relatório.

Então fui pesquisar.

 

O maior festival de balonismo do mundo é o Festival Internacional de Balonismo de Albuquerque (em inglês Albuquerque International Balloon Fiesta),

 

O maior festival de balonismo do mundo é, sem dúvida nenhuma, o Festival Internacional de Balonismo de Albuquerque (em inglês Albuquerque International Balloon Fiesta), realizado em Albuquerque, no Novo México (considerada a mais importante cidade do mundo em termos de balonismo). Este festival é uma unanimidade em questão de grandeza. Ele acontece anualmente nos Estados Unidos e reúne nada mais, nada menos, do que 800 balões, desde os convencionais até os de diferentes formatos, os special shapes.

O primeiro é bem fácil de determinar, mas a partir daí é só pelo número de participantes que se pode dar um grau, maior ou menor, de importância. O segundo festival, em importância e em quantidade de balões, pode ser o da Capadócia, na Turquia. Além do festival, a região promove voos diários de balão durante o ano todo.

Daí para frente, não me atrevo a classificar. Torres, com seus 70 balões, pode estar sim, em pé de igualdade com festivais de Château-d’Oex, na Suíça; Festival Internacional de Balões em Bristol, na Inglaterra; Gatineau Hot Air Balloon Festival, em Quebec, no Canadá; Taitung Hot Air Balloon Festival, Taitung, em Taiwan; Festival Europeu de Balões de Igualada, na Espanha; Festival Internacional de Balões de Pampanga, nas Filipinas; Canberra Festival Balloon Spectacular, na Austrália; Velikie Luki International Balloon Meet, na Rússia ou Colorado Balloon Classic, Colorado Springs, nos EUA.

Destes festivais de balonismo pelo mundo, destaco dois, o da Suíça e o da Inglaterra que surgiram no mesmo ano e atraem, cada um, cerca de 100 balonistas de diversas partes do mundo.

Festival Internacional de Balão de ar quente em Château-d’Oex

 

O Festival Internacional de Balão de ar quente em Château-d’Oex é um festival que tem ocorrido todos os anos, durante nove dias no final de janeiro em Château-d’Oex, Suíça desde 1979. O festival é frequentado por cerca de uma centena de balões de mais de 20 países. Este festival é famoso por acontecer em um vale nevado (na maioria das vezes) e no “Night Glow” show, os balões são expostos na montanha, iluminados por seus queimadores.

O Bristol International Balloon Fiesta, da Inglaterra, iniciou em 1979 onde, durante quatro dias, um pequeno grupo de entusiastas do balonismo (27 balões) se reuniu para voar com seus balões. Hoje, o festival atrai mais de 100 balões de ar quente e 500.000 visitantes durante os dias do evento.

De acordo com esta pesquisa rápida, o festival de balonismo em Torres estaria certamente entre os 10 maiores do mundo se considerarmos a quantidade de balões participantes. O que, diga-se de passagem, já é um feito bem relevante.

 

Fontes: https://rove.me/pt/to/new-mexico/albuquerque-international-balloon-fiesta?photo=0;

https://balonista.net/varios/35o-festival-internacional-de-balao-de-ar-quente-de-chateau-doex;

https://www.bristolballoonfiesta.co.uk/about-the-fiesta;

https://www.fortravelovers.com/pt/festivais-de-baloes-de-ar-quente-ao-redor-do-mundo-colorem-o-ceu;




Veja Também





Links Patrocinados