OPINIÃO – Dia do Patrimônio Cultural em Torres?

No dia 17 de Agosto deveria se comemorar o dia do Patrimônio Cultural em todo o país... porém aqui em Torres sinto que não temos muito que festejar.

19 de agosto de 2023

No dia 17 de Agosto deveria se comemorar o dia do Patrimônio Cultural em todo o país, porém aqui em Torres não temos muito que festejar. O nosso patrimônio cultural foi abandonado à própria sorte.

Museu, casas históricas, monumentos, cultura popular, sítio arqueológico, todos negligenciados pelo município. Comemorar o quê? As poucas vitórias em pequenas batalhas pela preservação de um ou dois casarios inventariados?

Em vez de comemorar eu prefiro refletir. O que podemos fazer, individualmente ou em grupos organizados, para proteger nosso patrimônio cultural? Um simples gesto, uma foto, uma palavra, enfim, qualquer movimento que sensibilize aqueles que não sabem, não compreendem ou apenas não dão importância ao patrimônio cultural de um lugar.

 

Para os que não sabem…

“Patrimônio cultural é o conjunto de todos os bens, manifestações populares, cultos, tradições tanto materiais quanto imateriais, que reconhecidos de acordo com sua ancestralidade, importância histórica e cultural de uma região adquirem um valor único e de durabilidade representativa simbólica/material.

O patrimônio cultural é composto por monumentos, conjuntos de construções e sítios arqueológicos, de fundamental importância para a memória, a identidade e a criatividade dos povos e a riqueza das culturas.

O Patrimônio Cultural é dividido em dois grupos, que variam de acordo com a sua natureza. São eles: Patrimônio Imaterial e Patrimônio Material. Além desses, há também o Patrimônio Artístico, que reúne os bens artísticos, e o Patrimônio Natural, referente aos bens naturais de uma região.”

 

Para os que não compreendem…

“Entender o que é patrimônio cultural envolve compreender a importância da cultura para a sociedade. O conceito, em seu viés antropológico, inclui o conjunto do conhecimento, dos costumes, hábitos, da arte, e outros aspectos de uma dada sociedade. É uma noção que funciona como elementos identitários de um povo. A palavra patrimônio vem do latim ‘pater’, que significa pai. É um conceito atrelado à noção daquilo que é passado como herança entre as gerações. Portanto, o significado de patrimônio cultural diz respeito a uma herança compartilhada entre os cidadãos, que carrega em si aspectos referentes à identidade daquela sociedade.”

 

Para os que não dão importância

“Por meio do patrimônio histórico cultural podemos conhecer a história e tudo que a envolve. Por exemplo, a arte, as tradições, os saberes de determinado povo. Preservar e valorizar os elementos culturais de um povo é manter viva a sua identidade.

O artigo 134 da Constituição de 1937 afirma que esses monumentos devem ser protegidos pela Nação e atos danosos a eles devem ser comparados a um atentado contra o patrimônio nacional.

Art 134 – Os monumentos históricos, artísticos e naturais, assim como as paisagens ou os locais particularmente dotados pela natureza, gozam da proteção e dos cuidados especiais da Nação, dos Estados e dos Municípios. Os atentados contra eles cometidos serão equiparados aos cometidos contra o patrimônio nacional.”

Esse é o meu gesto, minhas palavras!

 

Fonte: https://www.gov.br/iphan;

 

 

 

 




Veja Também





Links Patrocinados