OS GATOS E O FRIO

Muitos tutores se perguntam se os gatos sentem frio e quais são os cuidados com esses amiguinhos durante o inverno. Apesar dos felinos terem um pelo muito bonito e sedoso, em dias muito frios, isso pode não ser o suficiente para protegê-los.

FOTO - Gatolocura (Wikimedia Commons)
16 de maio de 2023

Épocas frias trazem uma exigência maior de cuidados com os pets. Apesar de muitos deles terem camadas de pelo para proteger das temperaturas frias, alguns possuem algumas necessidades especiais. Então, qual é a maneira certa de cuidar de um gato no frio?

Muitos tutores se perguntam se os gatos sentem frio e quais são os cuidados com esses amiguinhos durante o inverno. Apesar dos felinos terem um pelo muito bonito e sedoso, em dias muito frios, isso pode não ser o suficiente para protegê-los. A temperatura corporal dos gatos fica entre 38ºC e 39ºC, muito parecida com a dos humanos.

Apesar de ser comum que os gatos explorem as vizinhanças, não é indicado permitir que eles façam isso. Nesses passeios, eles podem ficar suscetíveis a muitos fatores, como chuvas e ventos fortes, que podem causar problemas como hipertermia.

Por conta disso, o primeiro cuidado é manter os bichanos em um ambiente protegido, sem deixar que sofram com a perda de temperatura por conta desses fatores externos.

Como saber se o gato está com frio?

É importante estar atento aos sinais que o pet demonstra. No caso de um gato com frio, os pelos ficam mais arrepiados, e o bichano tende a se encolher. Esses podem ser sinais importantes de que ele está com frio.

Além disso, é comum que os gatos busquem os tutores para se esconderem debaixo das cobertas. Outras estratégias usadas são entrar no guarda-roupa ou ficar perto dos motores das geladeiras.

Além do cuidado com a temperatura ambiente, mantendo os felinos confortáveis e seguros, você precisa estar atento a outros fatores. Assim, você se assegura de que será mais fácil lidar com o gato no frio.

 

Sintomas e doenças – Em baixas temperaturas, os felinos são suscetíveis a doenças e problemas de saúde, especialmente respiratórios. Exemplos comuns são a bronquite e a asma. A gripe é outro risco em épocas como o inverno. Os bichanos são discretos em demonstrar os problemas de saúde. Por isso, os tutores precisam estar atentos aos sinais. Confira algumas dicas:

Gripe: conhecida como “gripe dos gatos”, essa doença viral é bem semelhante à gripe dos humanos. Os principais sintomas são tosses, secreção nasal, febre e olhos remelados;

Asma ou bronquite felina: esse é um dos problemas mais comuns nos bichanos. Essa patologia tem uma ocorrência bem alta entre eles e aumenta durante o frio. Alguns dos principais sintomas são a tosse e a dificuldade respiratória.

Além desses fatores, ao cuidar de um gato, é importante ficar atento à higiene dele. Segundo alguns veterinários, se o gato deixa o próprio pelo sujo, pode ser sinal de que algo está errado. Isso porque ele é um animal muito cuidadoso e higiênico.

 

Cuidados para gatos no frio – Já comentamos sobre a importância de oferecer um ambiente seguro e confortável para o gato no frio. Porém, existem outros cuidados fundamentais para o felino passar tranquilo por épocas frias, mantendo-se saudável.

Apesar de os gatos poderem dormir em quase qualquer lugar, é muito importante garantir que tenham um ambiente aconchegante e só deles. Uma caminha com cobertores pode ser o espaço ideal para mantê-los aquecidos. Vale optar por camas específicas para os bichanos, que podem trazer mais conforto!

Os gatos são famosos por terem um relacionamento conturbado com a água. No inverno, podem ser ainda mais exigentes em relação à bebida. O importante é sempre manter uma fonte fresca e o mais limpa possível para eles. Alguns bebedouros-fontes são opções que oferecem muita praticidade para os tutores.

Raças de gatos que mais sentem frio – Qualquer gato sente frio no inverno, e todos precisam de cuidados especiais durante esse período. Contudo, é sabido que algumas raças de bichanos possuem características mais sensíveis ao frio.  Inclusive, mesmo em gatos sem raça definida, os filhotes e os idosos precisam de uma atenção maior no inverno. Porém, algumas raças são bastante sensíveis ao frio durante toda a vida, já que possuem menos gordura corporal ou não têm pelos. (Fonte: Petz)

 

Conheça a ATPA (Associação Torrense de Proteção aos Animais) que cuida de animais abandonados, muitos deixados irresponsavelmente por veranistas ou abandonados por moradores, entre eles muitos filhotes e velhotes e femeas prenhas que aguardam um lar. Nosso telefone de contato é (51) 98111-6834. Você pode nos ajudar de várias maneiras, seja através do PIX chave 00940020000142 ou com uma contribuição na conta da ATPA, (Associação Torrense de Proteção Animal) Banrisul (041) Agência 0955, conta 06.032079.0-6, com doação de ração ou compra de nosso calendário e, sobretudo adotando um animal.  Visite nossas redes sociais (@atpa94).




Veja Também





Links Patrocinados