Um projeto que descortinou novos saberes em Torres

"Em homenagem ao dia 17 de agosto, dia nacional do Patrimônio histórico e cultural, compartilho com os leitores um dos projetos de educação museal e patrimonial que desenvolvi a cerca de oito anos, e que marcou profundamente enquanto um educador voltado para uma pedagogia de cunho sociocultural" (texto por Leo Gedeon)

FOTO - O mascote Faxinalzinho
23 de agosto de 2022

Em homenagem ao dia 17 de agosto, dia nacional do Patrimônio histórico e cultural, compartilho com os leitores um dos projetos de educação museal e patrimonial que desenvolvi a cerca de oito anos, e que marcou profundamente enquanto um educador voltado para uma pedagogia de cunho sociocultural.

No ano de 2014,  cinco mil projetos foram aprovados à nível nacional, e a nossa cidade de Torres teve quatro escolas contempladas com o saudoso Programa Mais Cultura nas Escolas. A Escola Municipal Santa Rita foi uma das contempladas, com o projeto que elaborei intitulado Minha História começa com o que é Nosso! Do reconhecimento à preservação do Patrimônio Histórico Cultural de Torres/RS . As atividades propostas tinham como objetivo a apropriação de conhecimento centrada no Patrimônio Cultural local e regional envolvendo os educandos do 5° ano e 7° anos do ensino fundamental. Nossas oficinas propunham atividades de pesquisa sobre a História do Bairro Faxinal e entrevista com antigos moradores da localidade, a visitação in locus em sítios de valor histórico e espaços de memórias, como a caminhada orientada pelo Centro Histórico e Museus de Torres, Santo Antônio da Patrulha, Osório e Porto Alegre. A culminância do projeto foi a elaboração de uma cartilha sobre o Patrimônio Cultural de Torres/RS, a História do Bairro Faxinal e os 60 anos da Escola Santa Rita como uma contribuição de relevância social para a comunidade torrense. Como material didático foi elaborado uma apostila com atividades pedagógicas de interação com os bens culturais para cada viagem de estudos. Para os leitores que tiverem interesse nesse material, podem acessar http://faxinalzinho.blogspot.com , ou podem entrar em contato comigo que ainda tenho algumas cartilhas para doação.

Realizamos nossa primeira Viagem de Estudos em  setembro de 2014 com destino à Capital Gaúcha Porto Alegre. Tivemos como objetivo visitar o Centro Histórico, a Usina do Gasômetro, Parque Harmonia (Semana Farroupilha), Linha Turística (Roteiro Zona Sul) e os Museus MARGS e Júlio de Castilhos.  Nossa segunda viagem ocorreu em outubro de 2014 com destino à Santo Antônio da Patrulha e Osório e fomos no Centro Histórico, Fonte Imperial, Biblioteca e Sala Açoriana e Museus de Santo Antônio da Patrulha, o Parque Eólico, Morro da Borússia, Praças e Museus de Osório. Em novembro de 2014 partimos com destino ao Centro Histórico de Torres, Museu Histórico de Torres e Parque José Lutzenberger (Parque da Guarita). Os estudantes ficaram fascinados em conhecer os vestígios do Porto Marítimo de Torres (1890) na praia da Guarita e problematizaram com certo sentimento de tristeza, preocupação e indignação: Porque o Centro Histórico da nossa cidade é o menos preservado? Porque só aqui tem prédio invadindo o espaço dos casarios centenários? Onde estão nossos monumentos históricos? Cadê as Leis que protegem o patrimônio? Quero visitar um museu decente na terra em que eu nasci!

Por meio de atividades pedagógicas centradas nos elementos do patrimônio cultural, os estudantes refletem e criam uma nova interpretação da realidade valorizando os espaços de memórias, sítios de valor histórico e arqueológico, o patrimônio imaterial, a história do bairro, fortalecendo os vínculos de identidade e pertencimento.

É assim, os processos educativos formais e não formais são fundamentais para ampliar nosso conhecimento em relação a nossa própria cultura, emergindo pensamentos filosóficos e principalmente, abrindo caminhos para o auto conhecimento. Gostei muito de rememorar esses momentos, pensei no início da minha trajetória como educador, historiador e pesquisador, em que atuo na área desde 2004, como um utópico e dedicado estagiário na antiga casa da Terra. Percebi que minhas produções literárias , majoritariamente, abordam  a temática histórica e cultural . Minha visão de mundo está impregnada dessas experiências com o patrimônio histórico e cultural, seja como um curioso ou apreciador das belezas que nos cercam. Espero ainda compartilhar muitas experiências que surgiram dessa interface entre educação e patrimônio cultural. Considero essa data muito especial, pois também dia 19 de agosto celebramos o dia dos historiadores e historiadores!




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