Foi realizado nessa última quarta-feira (15 de dezembro), com a participação do prefeito de Torres, Carlos Souza, e a primeira-dama Susi Souza, o primeiro Famtour do projeto Raízes de Torres-Turismo Rural. Famtour é uma forma de promoção com o objetivo de apresentar e familiarizar o fornecedor do produto turístico. É um processo que consiste em trazer agentes de viagens para uma visita técnica exploratória, com o intuito de mostrar o que estão oferecendo ao cliente. O evento acolheu grupo de visitantes em clima festivo e foi realizado em seis empreendimentos de Rota Rural. A realização é da Prefeitura, por meio das Secretarias de Turismo e Secretaria de Desenvolvimento Rural e Pesca, com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Senar- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e dos empreendedores rurais.
Na iniciativa, os visitantes tiveram contato com a história, cultura, beleza natural, lendas e gastronomia da área rural, em seis empreendimentos no roteiro: Sítio Querência Santos (Comunidade do Barro Cortado), Cachaçaria Engenho Nobre (Comunidade do Puca), Sítio Inácio (Comunidade do Barro Cortado), Sítio Curicaca (Bairro Faxinal), Sítio Menezes Casa de Campo (Comunidade Itapeva) e Sítio Jerivá (Bairro Faxinal). Informações detalhadas sobre estes roteiros são encontradas no site da Prefeitura de Torres em torres.rs.gov.br/vivatorres/turimo-rural
Estavam presentes, além do prefeito e primeira-dama, o secretário municipal de Turismo, Fernando Nery; secretário do Desenvolvimento Rural e Pesca, José Vanderlei Brocca; o secretário de Cultura e do Esporte, Mauri Rodrigues; representantes do trade turístico, incentivadores do Geoparque Cânions do Sul e jornalistas. Para o prefeito Carlos Souza, os benefícios do turismo rural são muitos: novas fontes de renda, geração de novas vagas de trabalho, aquecimento da economia, desenvolvimento local, integração com o turismo regional, valorização da cultura e da história. Destacou que o interior do Município de Torres representa a força e a história de toda a comunidade, marca do trabalho dos primeiros imigrantes.
Vários participantes se manifestaram durante o lançamento, todos satisfeitos com a iniciativa, parabenizando a Prefeitura pelo empenho técnico na atividade. Ressaltaram que sendo a maior parte dos empreendimentos de Turismo Rural de pequeno porte, dificilmente o segmento seria viável com a situação isolada de empreendedores, sendo mais adequado o trabalho organizado sob as bases associativas e solidárias. O trabalho técnico foi realizado pelos turismólogos Luciane de Carvalho Pereira e Francisco Reis.