Com resultados muito diferentes, divulgada segunda pesquisa eleitoral em Torres

Nova pesquisa foi contratada pela coligação do MDB e o candidato Alessandro aparece tecnicamente empatado com Carlos Souza, que busca reeleição. Na primeira pesquisa (contratada pela Rádio Maristela) Carlos aparecia na frente com folga.

5 de novembro de 2020

Foi divulgada nesta quarta-feira (04 de novembro), a segunda Pesquisa Eleitoral para prefeito referente ao município de Torres. Ela foi contratada por “Eleição 2020 ALESSANDRO BAUER PEREIRA – CNPJ: 38847699000100“ – ou seja, está diretamente vinculada ao CNPJ de campanha de um dos concorrentes a prefeito em Torres (Alessandro Bauer Pereira) e a coligação “Torres da Nossa Gente”.

A pesquisa foi realizada pelo Index Instituto de Pesquisas, de Porto Alegre (CNPJ: 10735713000157),  tendo registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RS-05276/2020. E apresenta resultados bem diferentes dos apresentados na primeira pesquisa (a qual havia sido contratada pela Rádio Maristela e que destacava o candidato a reeleição Carlos Souza na frente com folga).

Conforme foi apresentado pela Index Instituto, foram investigados 600 eleitores (de diferentes classes etárias, sociais e formação escolar) em 16 bairros durante o período de 29 a 31 de outubro de 2020. Isso tendo como base o universo de 29.836 eleitores maiores de 16 anos registrados pelo TSE em Torres.

 

Resultados da segunda pesquisa

FOTO: Resultados da pesquisa induzida contratada pela coligação do candidato Alessandro

 

Na “pesquisa espontânea” (onde não são apresentados nomes dos candidatos e o entrevistado fala o que lhe vem à cabeça), as pessoas abordadas foram indagadas: “Se as eleições fossem hoje, em quem o sr(a) votaria para prefeito?“. E o resultado apontou que mais da metade dos entrevistados (55%) ainda não tem resposta sobre quem votar para prefeito. Entre os que já tinham resposta, Carlos Souza (PP/PSDB/PSL/DEMOCRATAS) aparece em primeiro, com 18,8% das intenções de votos, seguido por Alessandro Bauer (MDB/PTB/REPUBLICANOS/PRTB/PL/PSC/PODEMOS) com 17,5%; na terceira posição, Tubarão (PDT/PSB/PSD) com 6,0%; em quarto Moises Lima (PT) com 1,8% e Marcelo (Patriota) aparece com 0,2%.

Já na pesquisa induzida (quando são apresentados, ao entrevistado, opções de candidatos) foi perguntado: “Destes nomes, em quem o sr(a) votaria para prefeito?”:  Desta vez, Carlos Souza (PP/PSDB/PSL/DEMOCRATAS) aparece em primeiro, com 30,5% das intenções de votos, seguido de perto por Alessandro Bauer (MDB/PTB/REPUBLICANOS/PRTB/PL/PSC/PODEMOS) com 30,2%; na terceira posição, Tubarão (PDT/PSB/PSD) com 13,0%; em quarto Moises Lima (PT) com 7,3% e Marcelo (Patriota) aparece com 3,3%. Outros 7,7% não sabem e 7,7% votariam em branco/nulo.

Uma terceira indagação foi quanto a definição de votos em Torres – sendo que foi perguntado: O sr(a) diria que esta escolha é. No total, 60% disseram que sua escolha é definitiva, enquanto outros 37,3% indicaram que ainda podem mudar a escolha do candidato e 2,5% não sabem.

De acordo com o Index Instituto, a pesquisa tem uma margem de erro de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. No limite da margem de erro, Carlos Souza e Alessandro Bauer estariam tecnicamente empatados.

FOTO: Resultados da pesquisa espontânea contratada pela coligação do candidato Alessandro

 

Primeira pesquisa apresentava resultados MUITO diferentes em Torres

 

Mas o que vem gerando estranhamento é o fato desta atual pesquisa apresentar resultados muito diferentes daqueles divulgados cerca de 10 dias antes, em pesquisa eleitoral realizada por outra empresa em Torres.

Contratado e pago pela Rádio Maristela, o Instituto LJM Ltda, de Santa Cruz do Sul, realizou a primeira pesquisa eleitoral em Torres com dados relativos ao dia 19 de outubro (com dados e a metodologia também registrados conforme lei eleitoral).  Conforme o Instituto LJM Ltda, na primeira pesquisa havia sido investigadas as opiniões de 400 pessoas em 16 bairros de Torres – sendo que a margem de erro desta amostra seria de 4,87% para mais ou para menos –  com um intervalo de confiança de 95%.

Na pesquisa induzida do Instituto LJM, o resultado havia dado vantagem grande para o candidato a reeleição Carlos Souza – – que teria 45% das intenções de voto, contra 13% de Alessandro Bauer, 12% de Tubarão, 4,75% para Marcelo e 3% para Moisés – além de 19% de entrevistados que não sabiam em quem votar.

Por mais que possam haver algumas diferenças nas metodologias das duas pesquisas – bem como uma diferença de 10 dias entre ambos trabalhos de campo – é certo que os resultados apresentados divergem consideravelmente, muito além dos menos de 5% de margem de erro (para mais ou para menos) destacados tanto pelo  Instituto LJM Ltda (contratado pela Rádio Maristela) quanto pelo Index Instituto (contratado pela coligação do candidato Alesssandro Bauer). Ou seja: ou os habitantes de Torres tiveram uma revolução ideológica e reversão de valores políticos em poucos dias, ou o resultado de alguma das pesquisas está equivocado.

FOTO: Resultados da primeira pesquisa, contratada pela Rádio Maristela

 


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados