Na sexta-feira passada (7 de maio), o presidente da Câmara Municipal de Torres, Vereador Gibraltar Vidal (Gimi), juntamente com a Comissão de Saúde da Câmara, receberam representantes da área de Saúde e da APAE para discutirem sobre a situação dos portadores do TEA (Transtorno do Espectro Autista) no município de Torres. Na ocasião foram pautados, dentre outros assuntos, a falta de portas de entrada adequadas para os autistas, assim como a necessidade de criação de um fluxo adequado em estabelecimentos públicos para portadores do transtorno.
Rede de Conscientização deverá ser implementada
Conforme nota emitida pela Câmara Municipal e publicada no site da Casa Legislativa, o encontro gerou resultados satisfatórios. Entre eles, a criação de uma rede para debater e conscientizar a população sobre o TEA e a criação de uma cartilha para divulgar os serviços do município para facilitar a vida dos autistas. Além destas questões, os membros da Comissão de Saúde da Câmara – Vereadores Igor Beretta, Carla Daitx e Silvano Borja – se comprometeram para que portadores de necessidades especiais tenham acesso a mais fonoaudiólogos na Rede Municipal de Saúde.
A Secretária da Saúde de Torres, Suzana Machado, colocou-se à disposição para colaborar em nome da prefeitura para que as iniciativas sejam implantadas.