Foi lançado na manhã desta terça-feira, 17 de março, na Secretaria Municipal de Torres, o Comitê Microrregional de Combate ao Coronavírus. O propósito é dos municípios da Comarca alinharem condutas de prevenção à COVID-19. Além dos representantes da região, como secretários de Saúde, médicos e demais servidores da área, também participaram diretores do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, Conselho Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e secretários municipais de outras pastas. Na pauta, a dinâmica do atendimento, onde foi evidenciada a necessidade de mais leitos de UTI para a região.
A atuação das equipes de Saúde em relação à COVID-19 com o firme objetivo de evitar a propagação do Coronavírus foi a discussão no início do encontro. Na reunião, o prefeito em exercício e o secretário de Saúde de Torres, apresentaram a estratégia do município para enfrentar a situação: em casos suspeitos de Coronavírus, deve ser acionado o Disque-Corona (51) 3626 1532 que dará início a tática montada como intuito de evitar aglomeração nas Unidades de Saúde e no Plantão de Atendimento 24h.
Falta de liberação de cinco leitos disponíveis pelo Ministério da Saúde
Foi sinalizado pelo grupo, que cada município criará o seu Disque-Corona, serviço que já está funcionando na comunidade de Torres. Para tanto, servidores deverão ser capacitados para realizarem a coleta de secreção para análise. O servidor fará indagações a partir de um aplicativo especializado. No caso de confirmarem-se as suspeitas, um técnico irá à residência deste que ligou, evitando que o doente circule, contaminando muitos. Cada município deverá montar seu suporte básico. Na reunião foi salientado que este Comitê Microrregional é o pioneiro do Estado.
O hospital Nossa Senhora dos Navegantes vai atender os casos confirmados. Nesta parte foi destacada a importância das medidas de prevenção com o intuito de evitar o agravamento da situação devido o pequeno número de leitos de UTI na região. Em Torres, são cinco leitos. Existe a expectativa de que mais cinco sejam liberados pelo Ministério da Saúde, mas isto ainda não aconteceu.
Foi frisado que em situação normal, os leitos seguidamente estão lotados. Esta é a grande preocupação dos secretários de Saúde da comarca de Torres, formada pelos municípios de Arroio do Sal, Três Cachoeiras, Dom Pedro de Alcântara, Mampituba, Morrinhos do Sul, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Torres.