A Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, Metroplan, informou que as empresas Unesul e São José apresentaram propostas para assumir as 19 linhas intermunicipais municipais operadas pela Torrescar.
A Metroplan estima que até sexta-feira, 22 de março, concluirá as análises das propostas para definir a empresa que assumirá as linhas. As 19 linhas intermunicipais em questão estão nos municípios de Osório, Capão da Canoa, Xangri-Lá, Terra de Areia e Torres. A Torrescar segue com fretamento turístico e linhas municipais em Torres, Arroio do Sal, Terra de Areia e Três Cachoeiras.
Torrescar deixará de operar 19 linhas intermunicipais
A Torrescar emitiu nota, no último dia 11, informando que deixará de operar a partir das 23h59 do dia 29 de março. Segundo comunicado da Torrescar encaminhado à Francisco Horbe, Superintendente da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano Regional (METROPLAN), vários fatores levaram a empresa a entregar todas as operações mantidas junto a METROPLAN: o decréscimo na demanda por transporte coletivo (agravado após a pandemia de Covid-19), aumentos no custo do óleo diesel, isenção obrigatória de algumas tarifas (como para idosos acima de 65 anos), falta de mão de obra em localidades mais distantes dentre outros motivos que causaram desiquilíbrio econômico na Torrescar nos últimos anos.
Conforme nota da Torrescar, as linhas que deixarão de ser operadas são
– Capão da Canoa/Terra de Areia- Via Morro Alto – Capão da Canoa/Atlântida Sul – Capão da Canoa/Rainha do Mar – Capão da Canoa/Curumim – Capão da Canoa/Osório – Capão da Canoa/Osório/Estrada Municipal – Capão da Canoa/Boa União – Capão da Canoa/Torres/Ulbra – Capão da Canoa/Xangri-Lá/Osório/Facos – Osório/Cerrito – Três Pinheiros/Capão da Canoa – Arroio Carvalho/Terra de Areia – Capão Novo/Xangri-Lá – Torres/Morro Azul – Torres/Morro de Dentro – Torres/Colônia de São Pedro – Torres/Roça da Estância – Terra de Areia/Torres/Ulbra – Capão da Canoa/Torres/ Ulbra |