Nos últimos 3 dias, Torres e o Rio Grande do Sul vêm vendo uma redução no percentual de aumento nos casos do da Covid-19. Um sinal de que a conscientização de boa parte da população – que vêm respeitando as orientações do isolamento social e da quarentena – pode estar surtindo efeitos positivos no combate ao novo Coronavírus.
Em Torres, o primeiro caso positivo para o novo coronavírus foi registrado no dia 18 de março. Dois dias depois, no dia 20, foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde o segundo caso da doença. O terceiro caso positivo foi divulgado no dia 22 (domingo), e o quarto caso no dia 24 (terça-feira). Na quarta-feira (25), mais três casos positivos da Covid-19 em Torres foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (sendo que um dos confirmados tem o cartão SUS no endereço de Porto Alegre). Entretanto, nos últimos 3 dias nenhum novo caso da doença foi registrado na cidade. Torres não registrou nenhuma morte por CORONAVIRUS – e até quinta-feira (26), um dos casos já havia sido curado, e os outros estavam bem, sendo monitorados e em isolamento.
O estado do RS também teve uma significativa redução no número de novos casos nos últimos 3 dias. Conforme os dados da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul,na terça-feira (24) havia 112 casos de Covid-19 no RS. No dia seguinte, quarta-feira (25), houve um aumento expressivo de casos no estado, saltando para 164 positivos (crescimento de 46,3%). Entretanto, na quinta-feira (26) o número de casos positivos cresceu consideravelmente menos, passando para 190 (aumento de 16%). E a redução de novos casos confirmados caiu ainda mais na sexta, quando foram registrados 197 casos positivos do Coronavírus (aumento de 3,7%). E neste sábado (28), o último boletim da Secretaria de Saúde do RS (atualizado às 19h) indicava que o número de positivos subiu apenas 1,5%, com 3 novos casos confirmados da doença – totalizando 200 no estado. Dois destes casos acabaram resultando em óbitos no RS.
Apesar dos dados parecerem relativamente otimistas, é muito importante a manutenção do isolamento social nos próximos dias. Na sexta-feira (27), a secretária da Saúde, Arita Bergmann, renovou a necessidade da manutenção da quarentena e lembrou que o fato de haver transmissão comunitária, ou seja, circulação do vírus em território local, torna essa determinação ainda mais importante.