Neste ano, 492 municípios do Rio Grande do Sul participaram do Dia do Desafio 2018, realizado nesta quarta-feira (27/06). No estado, o evento contou com cerca de 3 milhões de participantes em atividades de estímulo à prática sistemática de atividades físicas.
Em Torres, foram muitas ações registradas – muitas delas organizadas pelo SESC Torres e Prefeitura de Torres: Ciclismo, Corridas, torneio de futebol, Desafio de Beach Tennis, Campeonato de Handebol, Jiu-Jitsu, Muay Thai, envolvimento da Maturidade Ativa do Sesc (grupo da Terceira Idade), Desafio dos Bombeiros, ações em escolas estiveram entre as várias atividade. A Rua do Lazer, montada pelo SESC Torres, teve atividades ocorrendo das 9h às 17h (desde atletismo até ping pong, passando por bocha, slackline, badminton, jogos gigantes e outras atrações). Ações ainda foram realizadas para movimentar o comércio local.
Uma disputa saudável entre cidades do mundo é realizado, para ver quem ‘se movimenta mais’. E conforme os dados apresentados pelo World Chalange Day – organizadora do evento – Torres venceu a cidade venezuelana de La Quebrada. Foi uma vitória apertada: enquanto Torres registrou participação de 10.009 participantes (29% da população), La Quebrada teve 9.464 participantes (28% da população).
Outra cidade da região que participou foi Três Cachoeiras, que perdeu por pouco para a cidade de Urupá (Roraima): 20% de envolvimento (2022 participantes) contra 22% na cidade de Roraima. Arroio do Sal teve envolvimento de 13% da população (1133 participantes), e Dom Pedro de Alcântara 11% da população (290 participantes) – ambos realizaram auto-desafio.
O Dia do Desafio é realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio – neste ano, adiada para 27 de junho no Rio Grande do Sul (em decorrência da greve dos Caminhoneiros). Criado no Canadá, o evento é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde. A ação acontece em forma de competição saudável entre duas cidades. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes, vence.
Com informações e fotos de SESC RS e World Chalange Day