Foi um domingo para a torcida e equipe do ‘Tio Mara’ guardarem na história. Neste dia 03 de dezembro, ocorreu o jogo de volta da finalíssima Taça Serramar Banrisul 2023. Disputavam a decisão a equipe torrense do Mar Azul contra o time do Serraria – sendo que o jogo foi disputado no Estádio João Adão Knevtz, em Santo Antônio da Patrulha (casa do Serraria). No jogo de ida em Torres, o time patrulhense havia vencido por 1 x 0, Assim, o Mar Azul tinha a responsabilidade de ganhar por dois gols de diferença, jogando fora de casa, para garantir o título…. e foi exatamente o que a equipe torrense conseguiu fazer!
Foi um jogo pegado, difícil, como se esperaria de uma final de Taça Serramar – uma das mais tradicionais competições de futebol amador do RS (Reunindo equipes do Litoral e pé da Serra). O árbitro da partida foi o gaúcho Leandro Vuaden, árbitro da CBF e eleito árbitro do ano no Brasileirão 2020. Vuaden teve algum trabalho para administrar um jogo tenso e com algumas confusões em campo, o que pode ser considerado esperado, se tratando de uma grande final.
A tradicional equipe do Serraria (que já havia sido 2 x campeã da Taça Serramar no passado) contava com o saldo positivo e o bom público no estádio, que tentava empurrar o time para o título. Mas foi o Mar Azul quem ainda no primeiro tempo conseguiu sair na frente: Luisão, de cabeça, fez o 1 a 0 aos 32 minutos, deixando o placar agregado empatado.
Já na volta para o segundo tempo, o Serraria pareceu ter entrado meio desligado, e a equipe torrense pressionava desde o começo. E antes dos 3 minutos, um chute de fora da área de Pepeto desviou no zagueiro e pegou o goleiro Max desprevenido: assim o Mar Azul chegou aos 2 a 0. Após, o jogo ficou bastante truncado, com a equipe torrense buscando cadenciar o jogo para sustentar a vantagem. A defesa do Mar Azul fez um bom trabalho, e goleiro Diego fez algumas importantes defesas. Ao final, o trabalho coletivo do ‘Tio Mara’ garantiu o tão esperado título.
O capitão do Mar Azul, Roberto, era só alegrias ao levantar a taça Serramar 2023 – garantindo o bicampeonato para a equipe torrense (que havia vencido o torneio também no ano passado). Autor do gol do título, Pepeto foi eleito o craque da partida. E a festa da torcida do Mar Azul – que foi até Santo Antônio da Patrulha para assistir a finalíssima – se espalhou até o Canto da Ronda, bairro sede do clube torrense…. Parabéns Mar Azul!