Serão cinco dias de competições emocionantes, shows inesquecíveis e muita diversão no Festival Internacional de Balonismo de Torres em 2023. A 33ª edição do tradicional evento (que ajudou a consolidar a cidade como ‘capital nacional do Balonismo’) será realizado entre os dias 27 de abril a 1º de maio, no Parque de Balonismo em Torres (Av. Castelo Branco).
Trata-se de um evento que se tornou parte da cultura de Torres, significando muito para o imaginário coletivo. Além disso, o Festival de Balonismo movimenta o setor hoteleiro, a gastronomia, o comércio e toda a economia local que ainda sofre muito com os efeitos da Sazonalidade.
O Principal espetáculo fica por conta dos balonistas, que vão colorir o céu de Torres pilotando seus balões, em meio a diversas provas competitivas como: fly-in, caça a raposa, alvo declarado pelo juiz, valsa da hesitação…. mas talvez a mais emocionante seja a Prova da Chave, quando os balonistas – saindo de uma distância mínima de 3km do alvo – fazem seu melhor pilotando suas aeronaves, cada um buscando ser o primeiro a pegar com as mãos a chave de um carro, presa no topo de um mastro (e, consequentemente, ganhar o carro 0km como prêmio).
Pilotos principalmente do Brasil, mas também de outros países, vêm participar da festa e buscar os cobiçados prêmios. A previsão é que a 33ª edição contará com cerca de 70 balões, sendo alguns deles balões de formas inusitadas.
O voo de abertura do Festival Internacional de Balonismo 2023 está programado para o dia 27 de abril, às 16h30. Os voos competitivos com provas de balonismo acontecem de sexta (28 de abril) a segunda (1º de maio) sempre às 7h e às 16h – estando sujeitos a alterações conforme as condições do tempo.
Night, Glow, Esquadrilha da Fumaça, estrutura e shows musicais
Mas além da competição nos ares, diversas outras atrações marcam o Festival Internacional do Balonismo em Torres. Uma das que mais chama atenção é o Night Glow: ao cair da noite, os balões juntam-se para animar a galera em um ritmo contagiante de luzes, sons e muita queima de propano, no show dos balões iluminados.
Também está confirmada a apresentação da Esquadrilha da Fumaça no evento. Serão sete aeronaves A-29 Super Tucano, realizando em torno de 50 acrobacias. Estas farão apresentação única e gratuita no Parque do Balonismo Odilo Webber Rodrigues, dia 28 de abril às 15h30min com duração de 45 minutos.
A área do Parque do Balonismo ainda contará com Praça de Alimentação, Espaço Esportivo, Feira Cultural, Comercial, de Agricultura e Artesanato.
Além disso, as mais populares atrações musicais do 33° Festival Internacional de Balonismo – tendo presença de artistas consagrados no cenário nacional – já foram divulgadas. São elas:
27 de abril – Aline Barros;
28 de abril – Atitude 67 e Chimarruts;
29 de abril – Luísa Sonza;
30 de abril – Alexandre Pires;
1º de maio – César Menotti e Fabiano.
Espaço gratuito para visitação até as 14h
Em 2023 o Festival Internacional do Balonismo contará com uma novidade: até às 14h será gratuito para visitação. Após às 14h horas os visitantes deverão adquirir seu ticket de acesso (pelo site minha entrada) e receberá no dia uma pulseira de identificação para entrar ao evento, podendo acessar as dependências após este horário sempre que achar necessário mediante apresentação da pulseira de identificação”, ressalta a comunicação da Prefeitura de Torres.
Você pode comprar os ingressos com antecedência pelo site Minha Entrada. Se interessou? acesse o link e COMPRE AQUI .
Como tudo começou…
O Festival de Balonismo de Torres teve seu início a partir da Febanana, evento agrícola da cidade que começou em 1989, e a partir da segunda edição trouxe os balões de ar quente como forma de divulgação.
Os balões fizeram tanto sucesso que logo ganharam um evento próprio: o 1º Festival Sulbrasileiro de Balonismo. O Festival ganhava corpo a cada nova edição, e hoje é a maior referência de atração turística da cidade — além das praias, é claro.
O piloto Paulista Sasha Haim é o grande vencedor do Festival em Torres, tendo-se sagrado 8 vezes campeão do evento. Murilo Hoffmann é o único piloto torrense campeão do evento (tendo vencido no ano de 2019).