Família de Rio do Terra aprende a fazer biofertilizante natural

Agora, a família pode replicar a tecnologia para outros membros do Grupo Agroecológico Rio do Terra (Gaort).

21 de abril de 2021

Durante pelo menos um ano, a saúde do bananal de Siloé Oliveira Evaldt  e Roque Leffa Evaldt, na comunidade de Rio do Terra, em Três Cachoeiras, será fortalecida com o uso de 130 litros de biofertilizante preparado na manhã de terça-feira, 13. Neste dia, sob a orientação de Nelson Bellé, do Centro Ecológico, e usando ingredientes em grande parte disponíveis na propriedade, a família iniciou a primeira etapa do processo de fabricação do fertilizante natural conhecido como supermagro.

“A oficina foi só com a família, bem prática, para eles aprenderem o processo. A gente manteve todo o cuidado: máscara e distanciamento”, destacou o tecnólogo em Gestão Ambiental. Agora, a família pode replicar a tecnologia para outros membros do Grupo Agroecológico Rio do Terra (Gaort).

Antes da pandemia, a oficina seria com o grupo, mas de acordo com o protocolo de prevenção à covid-19 adotado pelo Centro Ecológico, atividades presenciais de assessoria técnica à agricultura ecológica são feitas apenas sob demanda, quando não podem ser substituídas por ferramentas online. “Para agricultores, agricultoras, o conhecimento é passado assim, campesino a campesino”, ponderou Bellé, para atender a atividade.

No canal do Centro Ecológico no You Tube, o  vídeo ‘Preprando o Supermagro’ ensina o passo a passo da preparação do fertilizante: https://youtu.be/_JO-wbabCCY

 

 

 

 


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados