Grande Elefante-marinho-do sul aparece em praia de Passo de Torres

Lobos e leões marinhos costumam tomar abrigo na Ilha dos Lobos e são visitantes frequentes da nossa região, diferentemente dos grandes Elefantes-marinhos, bem mais raros por aqui.

Elefante-marinho-do-sul no Passo de Torres (FOTO – Arquivo pessoal Roger Maciel)
29 de março de 2024

Na quinta-feira (28), o Secretário do Meio Ambiente de Passo de Torres, Roger Maciel, compartilhou imagens de um grande visitante marinho que esteve passando pela orla do município. Trata-se de um Elefante-marinho-do-sul (mirounga leonina), mamífero aquático pertencente à família Phocidae.

Lobos e leões marinhos costumam tomar abrigo na Ilha dos Lobos e são visitantes frequentes da nossa região, diferentemente dos grandes Elefantes-marinhos, bem mais raros por aqui. Segundo ressalta o próprio Roger Maciel, o animal recebe esse nome devido à presença de um focinho inflável nos machos da espécie, que se assemelha a uma tromba (Já as fêmeas apresentam focinho arredondado, o que facilita a sua diferenciação). Um adulto pode chegar a quase 4 metros e pesar 4 toneladas.

Sinalizações foram instaladas pela Secretaria do Meio Ambiente do Passo de Torres onde o Elefante-marinho-do-sul estava, com avisos para não se aproximar. O monitoramento teve apoio também do ICMBIO Revis Ilha dos Lobos. No final do dia o animal retornou para o mar.

“O nosso visitante parou na praia possivelmente para descansar. Infelizmente, algumas pessoas não respeitam o espaço e muito menos nossas orientações e sinalizações e passam perto, estressado o animal. Ainda não estamos livres da gripe aviaria, possivelmente teremos um inverno complicado para esses animais. Então, ao avistar um na praia, mantenha distância, não deixe seu pet se aproximar e avise imediatamente o órgão ambiental responsável”, concluí Roger Maciel.


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados