A campanha do governo do RS “Bloco dos Que Salvam Vidas” está fazendo apelo para quem está caindo na folia com o slogam : doe sangue antes e depois do carnaval. E para manter o ambiente solidário, o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) terá horário estendido na Quarta-Feira de Cinzas (14/2), ficando aberto das 13h às 17h30. A iniciativa busca ampliar o número de doadores de sangue devido à necessidade de reposição de estoque após o feriado prolongado.
Nos dias 12 e 13 de fevereiro, segunda e terça-feira de Carnaval, o Hemocentro esteve fechado. A partir de quinta-feira (15/2) o funcionamento volta ao normal, das 8h às 16h. O serviço atende cerca de 40 hospitais e necessita de todos os tipos sanguíneos, em especial em períodos como este, quando há maior probabilidade de demandas de urgência e emergência.
A campanha é uma iniciativa do Departamento de Sangue e Hemoderivados da Secretaria da Saúde (SES) e tem por objetivo mobilizar a sociedade em torno desse gesto solidário e voluntário que salva vidas. Lançada em 2023 para sensibilizar doadores foliões a se organizarem na semana que antecede o Carnaval, a campanha está em sua segunda edição e, este ano, convida as pessoas a doarem sangue também após a folia. A ação está sendo divulgada nas redes sociais da SES (@SaudeGovRS)
O agendamento da doação pode ser feito pelo whatsapp (51) 98405-4260 ou pelo site da SES.
O Hemocentro fica localizado na avenida Bento Gonçalves, 3.722, em Porto Alegre. Telefone: (51) 3901-1004.
Requisitos para doação
- Estar em boas condições de saúde;
- Apresentar documento oficial de identidade com foto;
- Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
- Pesar no mínimo 50 Kg, com desconto de vestimentas;
- Ter dormido pelo menos seis horas antes da doação;
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
- Não fumar pelo menos duas horas antes.