INSS de Torres moderniza prestação de serviços para proporcionar mais agilidade no atendimento aos cidadãos

Na agência de Torres, cerca de R$260 milhões anuais são pagos em benefícios - dinheiro que, ao menos em parte, acaba sendo injetado na economia local

Agência do INSS de Torres
11 de junho de 2018

Desde o dia 24 maio, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou  a adoção de novo horário para a recepção de demandas espontâneas nas agências do sul do País. Agora, os atendimentos não agendados junto ao INSS terminam às 13h, diariamente.  Já aqueles atendimentos agendados previamente continuam sendo realizados durante todo o horário de funcionamento das agências. Outra medida que passou a valer é a inclusão de uma extensa lista de serviços no rol de atendimentos agendados. Diversos serviços hoje realizados sem agendamento passam a ser prestados com dia e horário marcados por meio do Meu INSS (meu.inss.gov.br) ou do telefone 135.  A informação foi repassada ao jornal A FOLHA pelo Gerente Geral da Unidade do INSS em Torres, Tiago Adami Siqueira.

Conforme ressaltado por Siqueira, a alteração tem dois objetivos principais: permitir que seja dedicado mais tempo à análise dos requerimentos (resultando em maior agilidade na conclusão dos processos) e aumentar a oferta de vagas na agenda (reduzindo o tempo de espera entre o dia em que o segurado realiza o agendamento e a data do seu atendimento). “Assim, cada vez menos as pessoas vão precisar sair de suas casas para ter acesso a serviços e informações do INSS. Trata-se de um incentivo ao auto atendimento orientado, para simplificar que ocorra a realização de funções relacionadas aos requerimentos pelo próprio usuário no meio digital”, explica Siqueira, indicando que o  atendimento sem agendamento passa a se destinar, basicamente, à orientação e ao esclarecimento de dúvidas (importante função que também é cumprida por telefone pelos atendentes, acessando o tridígito 135).

Diversos serviços hoje realizados sem agendamento passam a ser prestados com dia e horário marcados por meio do Meu INSS (meu.inss.gov.br) ou do telefone 135. A relação inclui desistência de aposentadoria, alteração do meio de pagamento do benefício, atualização de dados cadastrais, mudança da agência de relacionamento, cadastro de procuração, solicitação de pagamento não recebido e solicitação de desbloqueio do benefício para empréstimo, entre outros. “Além de proporcionar maior conforto e economia de tempo, pois a permanência na agência é mais rápida quando se tem hora marcada, a ampliação dos serviços com agendamento mitiga indícios de irregularidades, já que todas as informações do segurado precisam estar nos sistemas digitais do INSS para que o serviço seja prestado. E isto, além da segurança que oferece aos cidadãos, abre o caminho para a automatização”, destaca Siqueira.

 

Cerca de R$260 milhões anuais pagos em benefícios para Torres e região

FOTO: Gerente geral da Agência da Previdência Social de Torres, Tiago Adami Siqueira

 

Tendo como gerente geral Tiago Adami Siqueira, a Agência da Previdência Social de Torres conta, em sua equipe, com 9 servidores técnicos e 2 peritos médicos. Eles são responsáveis por atender um grande número de clientes da região, uma vez que a agência de Torres é a única entre Sombrio (SC) e Osório (RS). Segundo o novo horário estipulado pelo INSS, a agência de Torres vai atender das 08 às 13 horas (para serviços não agendados) e de 08 às 18 horas (serviços previamente agendados)

No total, o número médio de atendimentos locais é de 2600 por mês, sendo que o número de benefícios ativos pagos pela Agência de Torres é de 17.235 (dados de abril de 2018). “Cabe salientar a representatividade dos pagamentos aos segurados pelo INSS para movimentar a economia local”, ressaltou Siqueira. O valor mensal pago em benefícios supera os  R$ 20 milhões, sendo que um total anual de cerca de R$260 milhões é repassado aos usuários do INSS – valor este que, ao menos em parte, acaba sendo injetado na economia de Torres e região.

O gerente geral do INSS de Torres também informou ao Jornal A FOLHA o tempo médio de espera (em dias) para realização dos principais serviços pela agência. A perícia médica tem tempo de espera médio de 6 dias. Já os atendimentos agendados de requerimentos de benefícios costumam demorar cerca de 35 dias, e os atendimentos agendados para demais serviços demoram 2 dias em média.

 

INSS – Lista dos serviços que passam a ser agendados:

 

  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF
  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes
  • Atualizar dados cadastrais do beneficiário
  • Alterar meio de pagamento
  • Cadastrar Declaração de Cárcere
  • Transferir Benefício para outra Agência
  • Desistir de Aposentadoria
  • Cadastrar ou Renovar Procuração
  • Cadastrar ou Renovar Representante legal
  • Reativar Benefício
  • Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
  • Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário
  • Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família
  • Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho
  • Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho
  • Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
  • Desbloqueio do Benefício para Empréstimo
  • Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS
  • Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte

 

Meu INSS em constante evolução

 

Desde 21 de maio, os brasileiros não agendam mais atendimento para pedir a aposentadoria por idade e o salário-maternidade urbanos. Ao acessar o site do Meu INSS ou discar 135, o trabalhador já recebe direto o número do protocolo de requerimento e acompanha o andamento do pedido nos mesmos canais. Somente se necessário a pessoa será chamada para ir à agência. Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constam nos sistemas do Instituto, é realizada a concessão automática do benefício, ou seja, a distância. Em média, o processamento leva 20 minutos.

O avanço já é realidade também para os requerimentos de aposentadoria por tempo de contribuição. Este benefício, porém, ainda não está sendo inteiramente concedido no novo modelo de atendimento. Por enquanto, a concessão automática só é possível pelo Meu INSS (meu.inss.gov.br). E, quando a busca instantânea identifica que não há como conceder a aposentadoria automaticamente, o segurado é direcionado para o agendamento do serviço a fim de que seja atendido na agência, de acordo com o modelo tradicional de atendimento.

O Instituto destaca, ainda, que a central de serviços Meu INSS (meu.inss.gov.br) está em constante evolução para melhorar seu acesso pelos cidadãos. Desde o último dia 11, não é mais preciso usar um caractere especial (&*¨%$#@) na hora de fazer a senha. Bastam agora nove dígitos e ter, pelo menos, uma letra maiúscula, outra minúscula e um número. A ideia é facilitar a vida do segurado ao fazer e ao se lembrar da senha nos próximos acessos.

 

 

 


Publicado em: Geral






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