O site “Diário dos Transportes publicou neste sábado, dia 23 de março, a informação que a empresa São José vai assumir as 19 linhas intermunicipais que estão sendo entregues pela Torrescar à Metroplan, por não ter interesse na continuidade da concessão. A decisão teria saído da própria Metroplan junto à administração do governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Segundo o mesmo site, “A Torrescar vai continuar se concentrando em linhas municipais em todas as cidades onde opera: Capão da Canoa, Terra de Areia, Torres e Xangri-lá”.
As Linhas que estão sendo informadas da mudança de concessão são as seguintes: Torres/Morro Azul; Torres/Morro de Dentro; Torres/Colônia São Pedro; Torres/Roça da Estância; Capão da Canoa/Terra de Areia – Via Morro Alto; Capão da Canoa/ Atlântida Sul; Capão da Canoa/ Rainha do Mar; Atlântida Sul Curumim; Capão da Canoa/Osório.
Não está informado oficialmente ainda se haverá mudanças de preço, horários e etc.
As linhas de ônibus são ainda, por lei, definidas sob o comando do governo do RS. Só que o surgimento das caronas remuneradas dos aplicativos como Uber, Bláblacar, Blablabus, dentre outros, além da chegada do trabalho chamado home/office (o que evita deslocamento em muitos caso que antes exigia a presença e a ida e vinda dos usuários) mexeram significativa com a demanda das pessoas pelo serviço, o que ocasionou a diminuição da procura por ônibus pela população.