Na quarta-feira (6), O Gabinete de Crise do governo do Rio Grande do Sul emitiu um aviso para a região Capão da Canoa (referente aos municípios do no Litoral Norte), em razão da piora dos indicadores da Covid-19. Segundo o Governo do RS, a região apresentou aumento em indicadores como casos confirmados e óbitos. Além disso, o Litoral é a única das 21 do estado com algum tipo de notificação dentro do Sistema 3 As de Monitoramento (o qual prevê níveis de “aviso”, “alerta” e “ação” de municípios contra a pandemia). As regiões de Novo Hamburgo e Passo Fundo, notificadas há uma semana, melhoraram os indicadores e dessa vez não foram advertidas.
“Agora, nossas equipes vão acompanhar ainda mais de perto a situação de Capão da Canoa (região Litoral), para prestar a assistência necessária em busca de frear a curva dos indicadores”, disse o vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior
Dados
O Governo do Estado do RS afirma que a região de Capão da Canoa (Litoral Norte) teve uma incidência de 239,5 casos confirmados por 100 mil habitantes na última semana – o que significa um avanço de 44,1%. O índice é o pior do estado e superior à média do RS como um todo.
Já em relação aos óbitos, foram 3,02 mortes por 100 mil habitantes, representando um aumento de 9,1% frente à semana anterior. A taxa também é a pior do Rio Grande do Sul – ficando 101,1% superior à média estadual. Os municípios do Litoral Norte registraram um aumento de 125% nas internações clínicas por coronavírus.