Município de Arroio do Sal é destaque pela oferta das Práticas Integrativas e Complementares à Saúde

Atualmente o Município já oferta para a população atendimentos com Reiki, Florais, Constelação Familiar, Reflexologia e Hipnoterapia.

24 de outubro de 2021

Você sabia que o município de Arroio do Sal oferece à população Práticas Integrativas e Complementares à Saúde, mais conhecida como PICs? As PICs fazem referência a um conjunto de abordagens integrativas e complementares que têm uma visão mais abrangente do ser humano e dos processos de doenças.

Recentemente, em viagem a Brasília, o prefeito Affonso Flávio Angst (Bolão), esteve em visita ao deputado federal Giovani Cherini (PL), para o qual entregou o projeto “Pics no SUS de Arroio do Sal: uma experiência que deu certo”. O deputado federal Cherini, defensor das PICs há mais de 30 anos, repercutiu a visita do prefeito Bolão com um manifesto no plenário da Câmara dos Deputados, destacando o município de Arroio do Sal pela implementação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

Segundo o prefeito Bolão, o deputado recebeu o projeto com muita alegria, chegando a afirmar que o município de Arroio do Sal possui um projeto único e está à frente da maioria dos municípios gaúchos.

 

PIC’s em Arroio do Sal

 

Atualmente o Município oferta para a população atendimentos com as seguintes terapias individuais: Reiki, Florais, Constelação Familiar, Reflexologia e Hipnoterapia. A implantação deste trabalho iniciou em Arroio do Sal em 2018 por meio do SUS. No ano de 2019, o Município ampliou o projeto e passou a ofertar seis novas terapias, sendo elas de atendimento individual e em grupo. Em 2020, com a pandemia, as PICs foram realizadas com restrições, somente em formato individual, seguindo dessa forma até a atualidade.

Já em 2021, optando-se por manter as terapias de forma individual, foi desenvolvido ainda um trabalho em rede, por meio de projeto entre Psicologia e Terapias Holísticas, voltado às mulheres vítimas de violência, além de manter o foco ampliado nas doenças de saúde mental. Outro destaque em 2021, as PICs estão ofertadas em todos os ESFs do Município, inclusive por meio de um olhar ao cuidador, as equipes de saúde também se beneficiam das PICs.

 

 


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados