Mutirão de Castração de cães e gatos em Arroio do Sal se aproxima: dias 24 e 25 de julho

Nesta primeira etapa foram beneficiados os animais abandonados nas vias públicas, animais que foram resgatados e doados pela entidade, e animais resgatados pelas protetoras independentes.

14 de julho de 2021

Para estimular o controle populacional de animais domésticos e diminuir a população de animais que vivem na rua abandonados, a Associação Mãos e Patas de Arroio do Sal, em parceria com o Instituto SOS Bicho Urbano de Passo de Torres/SC e com o apoio da Prefeitura Municipal de Arroio do Sal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agropecuária e Pesca, promoverá nos dias 24 e 25 de julho, o Mutirão de Castração de cães e gatos.

Nesta edição do Mutirão serão esterilizados de forma gratuita 60 animais, entre caninos e felinos, com recurso proveniente de emenda impositiva do vereador de Arroio do Sal, Carlos Dias (MDB).

De acordo com a coordenação do Mutirão, todas as vagas foram preenchidas e previamente selecionadas pela Associação Mãos e Patas. Nesta primeira etapa foram beneficiados os animais abandonados nas vias públicas, animais que foram resgatados e doados pela entidade, e animais resgatados pelas protetoras independentes.

“Entendemos que a quantidade de castração gratuita é pouca diante da tamanha demanda e, para isso, contamos com o apoio da população, que requeira aos demais vereadores do Município, recursos para que assim possamos ampliar o número de castrações gratuitas”, explica a fundadora do Instituto SOS Bicho Urbano, Márcia Lírio.

Márcia reitera ainda, que está sendo feito o que cabe às instituições promotoras do Mutirão, contudo, é necessário que a sociedade faça a sua parte, por isso, paralelamente à castração gratuita, será realizada a castração com valor social, para que um número maior de animais seja beneficiado.

 

Critérios adotados nas castrações gratuitas

 

– Animais de famílias em elevado grau de vulnerabilidade socioeconômica, que necessitam de apoio para continuar com a guarda do animal;

–  Animais (cães e gatos) abandonados e errantes;

– Animais que foram resgatados ou doados pela equipe da Associação Mãos e Patas;

– Animais de protetoras independentes que realizam o trabalho de resgate do animal abandonado, em situação de maus-tratos e posterior inserção deste animal em uma família responsável (adoção).

O Mutirão conta o apoio e participação de toda a população de Arroio do Sal, já que a falta de um controle populacional de animais, além de ser um problema social também é um problema de saúde pública.

Ainda existem vagas para castração com valor social, informações sobre valores, contate no Whatsapp (51) 99648-7235.

 


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados