Com o tema “O poder dos museus”, a 20ª edição da Semana Nacional de Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), conta com a participação da Prefeitura de Torres por meio do Cemitério Municipal do Campo Bonito, Museu Histórico de Torres e Chalé Memorial do Surf. A temporada dos 20 anos acontecerá entre os dias 16 e 22 de maio e é aberta à participação de museus, instituições de memória, espaços e centros culturais brasileiros. A Semana Nacional de Museus traz o tema: O Poder dos Museus.
Visitação guiada ao Cemitério do Campo Bonito
Para comemorar a 20º Semana Nacional de Museus, a Prefeitura vai mostrar o Poder dos Museus, promovendo visitação aos locais citados. A grande inovação este ano é que será promovida uma visitação guiada ao Cemitério do Campo Bonito. A visita será mediada pela sócia da Associação Brasileira de Estudos Cemitériais (ABEC) a gestora do camposanto, servidora Maria do Carmo Conforti Rodrigues.
A visita dura cerca de duas horas, onde será abordada a a importância do Cemitério como Patrimônio Histórico e Cultural para o município de Torres. As inscrições abrem dia 7 de maio, através do link . O grupo receberá certificado de participação. O evento é gratuito.
Museu Histórico de Torres e Chalé Memorial do Surf
O Museu Histórico de Torres fica na Rua Júlio de Castilhos, Museu Histórico de Torres: terça a domingo das 14h às 18h. No próximo dia 16 de maio, será aberta exposição temporária alusiva ao aniversário de 144 anos da cidade: “Minha cidade, nossas memórias”. A atividade vai até o dia 31 de julho. O Museu está com a exposição Bicho de Pedra em conjunto com o Acervo Arqueológico, e nos últimos dias da exposição de esculturas cerâmicas da artista Márcia Sawitski “Na cerâmica a terra reconquista sua natureza original”. A exposição Bicho de Pedra trata sobre as fascinantes esculturas produzidas pelos primeiros habitantes do litoral brasileiro,
O Chalé Memorial do Surf (localizado na Praça Zeca Scheffer, 205), na Praia dos Molhes fica aberto sábados e domingos, das 10h às 17h. Entre os dias 28/05/2022 e 29/05/2022, ocorre, além da exposição de longa duração, encontro para exibição de vídeos relacionados a história do surf com a presença de atletas locais para contarem suas histórias no esporte.
Também para o Museu Histórico de Torres e do Chalé Memorial do Surf, existe a possibilidade de agendamento para visitações em grupos com mediação. Os interessados, pode contatar pelo fone da Prefeitura (51) 3626 9150 no ramal 764, da Secretaria Municipal de Cultura e do Esporte.