Na temporada de verão, campanha sobre a proibição de canudos e copos plásticos em Torres foi efetuada

Conforme as legislações n.º 5.092/2020 e n.º 5000/2018, copos e canudos plásticos são proibidos em Torres, e a campanha foi nos estabelecimentos comerciais da faixa de praia, quiosques, no calçadão e nas Praias do Sul.

26 de fevereiro de 2024

Durante esta temporada de verão em Torres, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SMAURB) desenvolveu uma campanha de educação ambiental sobre a proibição de fornecimento de canudos e copos confeccionados em material plástico. Conforme as legislações n.º 5.092/2020 e n.º 5000/2018, estes itens são proibidos em Torres, e a campanha foi nos estabelecimentos comerciais da faixa de praia, quiosques, no calçadão e nas Praias do Sul. A proibição vale para clientes de hotéis, restaurantes, bares, quiosques, padarias, entre outros estabelecimentos comerciais e/ ou públicos. O uso de embalagens biodegradáveis para acondicionamento de produtos e mercadorias (Lei n.º 4.172/2008) também foi alvo dessa campanha educacional.

Toda a orla torrense teria sido visitada e orientada durante a campanha educacional efetuada pela Fiscalização Ambiental da Diretoria de Licenciamento Ambiental da SMAURB, que afirma que um bom contingente de estabelecimentos comerciais alcançados. “A atividade de educação ambiental teve como objetivo, orientar e a aplicação imediata ao exercício da legislação municipal pelos estabelecimentos, esclarecendo a importância dessas ações ao meio ambiente e para sociedade, caracterizando a forma de suavizar os impactos negativos por simples conduções da comercialização”.

Foram entregues aos representantes dos comércios, informações sobre as legislações e adesivos sobre o tema. “Foi grande e perceptível o interesse e aceitação dos comerciantes perante a educação ambiental com a concordância do objetivo principal, o de eliminar o uso de produtos de confecção plástica”, ressalta a Prefeitura de Torres.

Copos plásticos (imagem meramente ilustrativa)

Os perigos do lixo plástico

O canudo de plástico é feito de polipropileno e poliestireno (plásticos), não é biodegradável, podendo levar até mil anos para se decompor no meio ambiente, prejudicando desta maneira, a vida marinha.

Mais de 95% do lixo encontrado nas praias brasileiras é composto de plástico, segundo pesquisa feita pelo Instituto Oceanográfico da USP (IO/USP). Estima-se que cerca de 8,8 milhões de toneladas de lixo plástico acabam nos oceanos do planeta todos os anos. Este lixo plástico tem causando piora nos habitats naturais e na ameaçando a saúde de vários animais, que com frequência morrem por ingestão destes detritos justamente em ambientes onde existem mar, rios e reservas naturais no entorno (como o ambiente de Torres).


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados