Museu da Guarita já estáformatando plano de uso junto í Ulbra de Torres
Diretores e técnicos da Ulbra Torres e da prefeitura junto com prefeito João
Alberto e vice Pardal
Projeto de Revitalização do Parque da Guarita prevê o museu junto í um bistrí´ e faz
parte da revitalização total do equipamento turístico torrense
O prefeito, João Alberto Machado, e o vice-prefeito, Valmir Daitx Alexandre (Pardal), estiveram reunidos na última quinta-feira (10/06) com o diretor da Ulbra Torres, Luis Antonio Longo, na Prefeitura de Torres. Na reunião foram abordados assuntos relacionados ao Museu de Ciências Naturais a ser construído no Parque da Guarita. A proposta visa criar um espaço que sirva para a divulgação dos diferentes ambientes naturais do município e sua respectiva diversidade biológica no Parque da Guarita, contribuindo assim para o desenvolvimento científico e turístico do Estado. Para isto, a intenção é estabelecer uma parceria com a Ulbra no sentido de viabilizar os produtos a serem expostos e os serviços oferecidos no Museu.
Na ocasião, a Universidade apresentou uma proposta de plano de uso que contempla a construção de dois aquários, sendo um marinho e um de água doce, digramas temáticos, reproduçíµes de animais e plantas, exposiçíµes, bem como a apresentação de planos de palestras, açíµes de educação ambiental e monitoria aos visitantes. Neste processo de parceria serão delimitadas todas as atribuiçíµes das partes e a forma de gestão científica, administrativa e financeira do Museu.
O museu deve ser construído juntamente com uma espécie de bistrí´, na antiga área dor restaurante do Parque, destruído pelo furacão Catarina, ainda em 1994. Os dois equipamentos fazem parte do projeto de revitalização da Guarita, já aprovada e em fase de cumprimento burocrático pré-obras. Estão previstas ainda a melhoria das trilhas e outras atividades locais, debatidas em audiência pública na cidade em 2009.
Também participaram da reunião o secretario de Meio Ambiente, Aristeu Moreira, a gerente de Licenciamento Ambiental, Dora Laidens, gerente de Desenvolvimento Sustentável, Rivaldo da Silva e o coordenador do curso de Biologia da Ulbra, Walter Castro Neto.