Técnicas de curativos e mazelas que a automedicação ocasiona foi tema de seminário de saúde em Torres
Profissionais de enfermagem do município e do Hospital
Navegantes participam de capacitação
Cerca de 40 profissionais da área de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Torres e Hospital Nossa Senhora dos Navegantes participaram de capacitação sobre feridas, realizada no dia 12 de maio, no Centro Municipal de Cultura e Artesanato. A iniciativa, da Prefeitura de Torres em parceria com o Hospital objetiva possibilitar aos profissionais uma visão atualizada sobre os curativos, conhecendo técnicas novas e mais rápidas de cicatrização de feridas, diminuindo assim o tempo de tratamento e beneficiando diretamente os pacientes. A capacitação também foi uma maneira de destacar a passagem dos Dias do Enfermeiro, comemorado em 12 de maio, e do Técnico em Enfermagem, no dia 20 de maio.
O curso abordou as novas técnicas na realização dos procedimentos curativos e os diferentes tratamentos indicadas para cada caso clínico. O tema foi escolhido devido o número de atendimentos prestados a pacientes com feridas. Na maioria dos casos elas surgem quando o paciente fica muito tempo acamado, que são ou foram fumantes, diabéticos, que utilizam fraldas, desnutridos, idosos, pessoas com pouca ou nenhuma mobilidade, com problemas de circulação arterial. De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Valmir Daitx Alexandre, essa capacitação foi destinada principalmente ao bem-estar do paciente. Com esse curso nossos enfermeiros formarão um grupo de pele, com protocolo de feridas, que conduzirá os procedimentos e resultará na qualidade do atendimento prestado, ressalta.
Atualmente os principais erros cometidos pela população sobre feridas é não procurar a Unidade de Saúde em busca do tratamento adequado. A utilização errada de pomadas, medicamentos, chás, maneira de lavagem errada, colocação de gazes pode prejudicar o ferimento, explica. Ele ainda ressalta que o ideal é que cada ferida seja avaliada por um profissional, pois para cada uma há uma conduta a ser tomada.