O Prefeito Jonas Gomes de Souza deu uma longa entrevista ao Jornal A FOLHA e à Radio Passo de Torres no ultimo dia 22, dando conta de todas as suas atividades à frente da Prefeitura da cidade. Passo de Torres sofreu uma verdadeira explosão demográfica depois da construção da ponte, passando de pouco mais de 4 mil habitantes para cerca de 13 mil nos dias atuais. Isso tem pressionado os equipamentos urbanos e exigido da autoridade maior do município redobradas atenções. Jonas, que foi vereador na cidade no período 2012-2016, é filho do município, que conhece como poucos. Falou da obra de contenção do Mampituba, no acesso ao bairro Passárgada, já concluída, e de várias obras em curso, com recursos do governo federal. A longa entrevista do Prefeito foi ao ar na íntegra no último dia 22 de janeiro pela Web Radio Passo de Torres, e aqui selecionamos partes importantes da sua fala.
Entrevista com Prefeito de Passo de Torres, Jonas Souza
A FOLHA/ Radio Passo de Torres – Bom dia, Prefeito.Jonas Gomes de Souza. Prazer em recebê-lo e ouvi-lo.
Prefeito Jonas: Bom Dia! . É uma satisfação estar aqui, pela primeira vez, , trazendo para a sociedade os nossos trabalhos, as nossas lutas-
A FOLHA/ Radio Passo de Torres: Prefeito Jonas alguma novidade sobre a Ampliação dos Molhes?
Prefeito Jonas: Bom, nós vimos trabalhando na questão da ampliação dos molhes, um sonho antigo da cidade e uma obra estratégica para o desenvolvimento da região. Tivemos a grata satisfação de, no ano passado, aprovar o projeto executivo, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias do Rio de Janeiro, ligado ao Ministério dos Transportes e estamos, desde então, na batalha pela execução da obra , de investimento muito alto . Só o Governo Federal poderá executar uma obra dessa envergadura. Agora, estamos pleiteando a licença ambiental junto ao IBAMA.
A FOLHA/ Radio Passo de Torres: E o calçadão aqui do braço morto, Prefeito?
Prefeito Jonas: inicialmente, falando da obra pioneira de contenção aqui das margens do Mampituba, trata-se de uma conquista nossa em Brasília. Uma execução estrutural na qual não foi investido sequer um real do cofre público municipal. Foi todo custeado pela defesa civil do governo federal. Algo que muito nos enche de orgulho. Apenas quatro municípios catarinenses conseguiram recurso da Defesa Civil nacional e um deles foi Passo de Torres e todos os outros municípios eram municípios de grande porte. Tivemos um investimento de R$ 722.000,00 gabiões -aquele arame que faz a sustentação das pedras – . Só existe uma empresa no país que fabrica esse tipo de material e nós temos muito orgulho, sim, de dizer que hoje nós não corremos mais o risco do nosso acesso aos molhes sofrer com desmoronamento, algo que era evidente tendo em vista que as margens estavam totalmente prejudicadas em função de uma ressaca muito forte do final de 2016. Com isso estamos, agora, então fazendo o embelezamento, com investimento Municipal em parceria com o comércio local. Aí vem o deck, vem a questão dos pesqueiros, que nós vamos refazer para o pessoal que faz a pesca artesanal de tarrafa, já fizemos uma pequena melhoria para quem está pescando camarão e colocamos ali um pouco de terra Branca na Prainha para que pessoal faça a pesca à noite . Instalaremos, também, dois refletores ali para pesca do camarão. Sem dúvida nenhuma, finalizar essa obra com chave de ouro,que nós sabemos que é uma obra que vai trazer não só segurança mas também embelezamento. Vamos também construir dois quiosques à beira-mar pro pessoal tomar um Chimarrão no fim da tarde, bater um papo na área pública ,junto academia que já existe .
A FOLHA/ Radio Passo de Torres: E o calçadão e o reforço aqui da rua junto ao braço morto?
Prefeito Jonas: Nós estamos trabalhando o Programa Avançar Cidades, do governo federal, Ministério das Cidades . Uma série de obras estruturais serão realizadas na cidade, uma delas é a total revitalização da rua Rua Manoel Ferreira Maciel , onde teremos a construção de um píer, também com um deck no espaço de lazer e faremos todo embelezamento dessa área margeando a Lagoa da Barra. Vamos reestruturar essa rua, retirar todo esse calçamento e construir um pavimento novo com mais segurança, mais conforto, mais beleza .
A FOLHA/ Radio Passo de Torres: E A ciclovia que vai para Bela Torres?
Prefeito Jonas: Nós vivemos num país onde a burocracia trava muitas situações. Quando a gente conquista um recurso do governo federal, até a hora que se inicia uma obra, em média são dois anos, porque tem todo um trâmite burocrático. Primeiro, há o empenho do recurso, ou seja a garantia do pagamento, depois a autorização para que a gente tenha a licitação, antes disso tudo, tem o trâmite de aprovação de projeto na Caixa Econômica Federal, a nossa Regional aqui é Criciúma que atende 76 municípios catarinenses, ou, seja tem 8 engenheiros para 80 cidades…Mas a ciclovia ainda vai sair do papel.
A FOLHA/ Radio Passo de Torres – Não tem varinha mágica né?
Prefeito Jonas: Na verdade é uma grande luta até que a gente inicie uma obra. Nós tivemos aprovação da pavimentação da Rua Jovelino Martins de Souza, que é a rua que compreende, hoje, um grande comércio que é o supermercado Baggio, que nós já licitamos e só estamos esperando a ordem de serviço para que a gente possa contratar empresa iniciar aquela pavimentação.
Paulo Timm: Permite uma observação Prefeito Jonas, mas que eu acho que vale a pena ser feita. A grande iniciativa desse supermercado de ter trazido para o coração da cidade para o interior da cidade um empreendimento tão importante.
Prefeito Jonas: Para finalizar, só dizer que nós tivemos essa reunião na sexta-feira (18) pela manhã em Criciúma onde pudemos tratar de todos os investimentos que pleiteamos e que temos à disposição para dar o segmento início das obras aqui em nosso município. E o que a gente pode dizer para a população é que 2019/2020 serão sem dúvida nenhuma a fase da colheita do nosso trabalho 2017/2018. Então nós temos por iniciar da rua citada anteriormente, aqui do supermercado Baggio, Rua Jovelino Martins de Souza. Temos também a ciclovia que vai dar início. O que nos faltava era um entendimento, entre nossa equipe de engenharia e a equipe de engenharia da Caixa Econômica com relação ao escoamento das águas na comunidade de Barra Velha que tem um problema sério ali, então nós tivemos que ampliar a captação de água para que a ciclovia não fosse prejudicada em função do acúmulo de água, e isso tá sanado, nós já podemos abrir licitação para contratar empresa para fazer esse trabalho; Temos também a obra da orla da Ponte Pênsil onde nós teremos um trabalho de embelezamento de todo aquele entorno ali, para a primeira chegada do turista a nossa cidade (que geralmente se dá através da Ponte Pênsil)
Paulo Timm: A propósito já que estamos falando de nossos Balneários como é que está as coisa lá do posto de saúde em Bella Torres ?
Prefeito Jonas: Nós estamos com a inauguração marcada para a próxima segunda-feira dia 28, tivemos um pequeno problema com relação aquela obra eu nunca fui de ficar remoendo problemas da gestão anterior acho até antiético , mas a população às vezes cobra alguma informação e nós temos que passar. O que acontece é que o posto de saúde da Bela Torres foi construído em cima de um terreno que é um terreno de um particular, não um terreno público… e para nossa surpresa isso veio à tona agora, quando nós iríamos fazer a inauguração, alguns meses atrás.
A FOLHA/ Radio Passo de Torres: Prefeito Jonas, termos uma pergunta aqui de um ouvinte da web Rádio Passo de Torres, que é sobre as obras no interior do município: como é que tá a situação no interior?
Prefeito Jonas: Nós temos uma situação de grande dificuldade de captação de recursos para obra no interior. A grande linha de investimento sempre se dá para o núcleo Urbano mas nós fizemos um investimento em torno de R$ 450.000,00 na comunidade de Curralinho. Foi a primeira pavimentação na área rural do nosso município . Nós temos um projeto maior que estamos fazendo no Ministério do Turismo para que a gente faça o asfaltamento da fábrica do energético, que todo mundo conhece, até o Morro dos Macacos, em torno de 6 Km
A FOLHA/ Radio Passo de Torres – Prefeito Jonas, suas considerações finais.
Prefeito Jonas: Finalizando quero lembrar que nós temos a Festa de Navegantes nos dias 2 e 3 de Fevereiro . Fica o nosso convite à população para participar da festa que vai reunir toda a questão Cultural de nosso município: pesca e religiosidade. Temos aí importantes eventos esportivos em curso. Teremos,aí, um evento de moto bike. primeiro organizado aqui na cidade de forma mais profissional pelo Souza. Teremos aí também uma Corrida de Kangoo, uma nova modalidade esportiva , organizada pela Amanda, de Bella Torres e Jaime a nossa diretora de turismo, a Gabriele… todos empenhados em diversos eventos: gastronomia, teremos cultura, esporte. São momentos da nossa sociedade se reunir e festejar a nossa Padroeira dos Pescadores Nossa Senhora dos Navegantes. Que ela esteja sempre protegendo nosso pescadores. Para finalizar, quero agradecer mais uma vez oportunidades de estar aqui e sem dúvida nenhuma, sempre que possível, estarei aqui para estar conversando com a comunidade.
* A FOLHA, Sucursal Passo de Torres e Rádio Passo de Torres Web , no dia 22 de janeiro de 2019