Preocupação com demora na formalização do Parque do Balonismo como área municipal

Vereador se mostrou preocupado com eventual perda de recursos investidos no local, mas prefeito diz que está tudo feito dentro de um processo seguro e em andamento

Balões inflando no Parque do Balonismo, em evento de 2019 (foto meramente ilustrativa/ Por Guile Rocha)
1 de setembro de 2020

Durante a sessão Ordinária da Câmara Municipal de Torres, realizada na segunda-feira, dia 24 de agosto, o vereador Carlos Monteiro, o Tubarão (PDT), em seu espaço de tribuna apresentou o resultado de uma consulta feita através de seu gabinete, sobre a situação jurídica do Parque do Balonismo de Torres, o Parque Odílio Webber Rodrigues. Ele queria saber se os valores investidos no parque municipal – tanto no governo atual, de Carlos Souza, quanto no Governo passado, de Nílvia Pereira – estariam garantidos em sua preservação. É que o Parque do Balonismo é fruto de uma espécie de permuta feita entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e o Governo Municipal de Torres, lá nos anos 1990 passados. No contrato, a área do parque foi trocada pela área onde o governo estadual do RS construiu o Aeroporto Regional do Litoral Norte, localizado na Estrada do Mar. Só que, de lá para cá, ainda não houve a formalização do contrato.

Conforme o mesmo pronunciamento do vereador Tubarão, vence no ano de 2021 o prazo para que a prefeitura de Torres possa formalizar a entrega da área onde já existe o aeroporto estadual. O dado foi conseguido pelo gabinete do vereador junto a Assembléia Legislativa do RS – sendo repassado por documento lido por Tubarão no próprio pronunciamento na segunda-feira, dia 24 de agosto. “Foi colocado mais de R$ 1 milhão em uma área que ainda não é formalmente de propriedade da Prefeitura de Torres – sendo que parte destes recursos ainda terá de ser pagos, pois foram financiados pelo Badesul”, resaltou o vereador, quando lembrou que havia avisado isto na época da votação do PL que autorizou o empréstimo junto ao banco de desenvolvimento do RS.

 

Prefeito Carlos Souza afirma que “está tudo dentro dos trâmites normais”

 

Perante o questionamento do vereador, tornado público na sessão da Câmara Municipal, o Jornal A FOLHA fez contato diretamente com o prefeito Carlos Souza, para verificar a versão da administração municipal sobre o assunto demandado. E prefeito afirmou que os encaminhamentos sobre as formalizações, tanto do aeroporto atual quanto do aeroporto velho (área onde hoje está o Parque do Balonismo) estão andando dentro dos trâmites normais da burocracia do setor público.

Carlos tranquilizou sobre os riscos, inclusive lembrando o fato de o Badesul ter liberado o financiamento quando a área ainda não estava formalmente em nome da prefeitura de Torres. “Levamos mais de seis meses apresentando documentos para que o banco finalmente liberasse o investimento de parte do empréstimo para o parque”, afirmou Carlos Souza. Para o prefeito, a formalização só não saiu ainda porque depende de decisões de outros processos que envolvem as áreas. Mas que, contratualmente (portanto de fato e de direito), a transação está toda dentro da legalidade e segura.

 


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados