Rede Lilás de Torres passa para a segunda etapa do ‘Prêmio Innovare’

coordenada pelo MPRS, a Rede Lilás é uma iniciativa voltada ao enfrentamento da violência doméstica e à proteção das mulheres vítimas e seus filhos menores, diante da insuficiência das políticas públicas

12 de julho de 2022

A Rede Lilás de Torres, sob a coordenação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, por meio do promotor de Justiça Vinícius de Melo Lima, avançou para a segunda etapa do Prêmio Innovare e recebeu na última sexta-feira, 8 de julho, a visita do consultor do Innovare Marcelo Bertuol, com o objetivo de conhecer melhor o funcionamento da Rede Lilás no município.

Conforme o promotor de Justiça Vinícius de Melo Lima, a Rede Lilás de Torres atua em conjunto com a comunidade, “o trabalho em rede mostra a força da comunidade em um sistema de direitos e acesso à Justiça. O protagonismo é da sociedade, destinatária e coautora do processo de tomada de decisão em prol das vítimas de violência doméstica e familiar”.

 

Enfrentamento da violência doméstica

 

O MPRS aderiu à Rede Lilás, iniciativa voltada ao enfrentamento da violência doméstica e à proteção das mulheres vítimas e seus filhos menores, diante da insuficiência das políticas públicas, em setembro de 2015. Posteriormente, foi criada a Rede Lilás em Torres. A atual Rede Lilás congrega profissionais de diversas áreas, como serviço social, saúde, psicologia e com atuação em conselhos tutelares, polícias, sistema de Justiça e universidade, além da sociedade civil organizada.

Além de Vinícius de Melo Lima, a Rede Lilás conta com o apoio das promotoras de Justiça Janine Borges Soares, coordenadora do Escritório de Gestão Estratégica e Projetos do MP e da coordenadora do Grupo Especial de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Gepevid), Carla Carrion Frós.


Publicado em: Justiça






Veja Também





Links Patrocinados