Relato de um morador do Lar dos Velhinhos de Torres questiona ação do MP no local

"O que surpreende na denúncia do Ministério Público contra a administração da Associação Lar dos Velhinhos de Torres é que ela acusa como erro justamente o que deu certo, porque justamente cumpriu com todos os protocolos exigidos pela saúde pública" (texto por Antônio Barañano - jornalista e morador da ASLAVE)

17 de setembro de 2020
O que surpreende na denúncia do Ministério Público contra a administração da Associação Lar dos Velhinhos de Torres é que ela acusa como erro justamente o que deu certo, porque justamente cumpriu com todos os protocolos exigidos pela saúde pública.
 
1) Uma vez constatado que havia 8 infectados entre os 24 moradores, estes foram isolados em quarentena e acompanhados pela médica da Secretaria de Saúde do município. É interessante registrar que todos se mostraram assintomáticos e, portanto, não foi necessário o tratamento com medicamentos. Além desses 0ito, três funcionários do corpo técnico responderam positivo para corona vírus e igualmente se mostraram assintomáticos, não necessitaram tomar medicamento algum e voltaram ao trabalho.
Passado o período de isolamento as oito pessoas voltaram ao convívio dos demais hóspedes.
 
2) Com relação ao tópico de que os internos são maltratados ao ponto de serem obrigados a comer com as mãos eu posso afirmar que isso não é verdade. Em quase três anos em que estou aqui me recuperando de uma cirurgia. nunca testemunhei tal fato. Nem na atual, nem na administração passada. Os idosos almoçam e jantam utilizando-se de colheres. (Por medida de cuidados não se usam nem facas e nem garfos).
 
3) Com relação as condições físicas do prédio, uma possível insalubridade face as condições de umidade, é de se destacar que a moradia foi construída há muitos anos, num terreno da Prefeitura que é um banhado. O local é topograficamente tão baixo que a rua próxima onde está a escola, os motoristas de ônibus apelidaram de “valão do (Colégio) Mampituba”. A atual administração não pode fazer mais do serviços de manutenção e reforma com os recursos escassos que dispõe e isso é feito constantemente. A manifestação do Ministério Público é positiva no sentido de que desperta a atenção da Prefeitura de Torres para apoiar o Lar.
 
NÃO HÁ NEGLIGÊNCIA
 
Torres é a praia mais rica do Rio Grande do Sul de forma que as doações de roupas e cobertas de cama são abundantes e da melhor qualidade, assim como roupas de uso pessoal. De forma que aqui na ASLAVE ninguém passa frio e nem fome. As doações de cunho alimentar e de fraldas seguem a mesma ordem. O população é muito solidária com o Lar dos Velhinhos.
Na saúde há uma internação permanente do Lar com a Prefeitura (através das Secretarias de Saúde e Assistência Social) ; Hospital Navegantes, Universidade Ulbra.

Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados