INTERNACIONAIS
-A Lei europeia sobre Serviços Digitais (LSD) entra plenamente em vigor no sábado, 17, com um conjunto severo de normas para as plataformas online, com o objetivo de proteger de modo mais eficiente a população contra os conteúdos ilegais.
-Estados Unidos, Canadá e México acompanharam um eclipse solar total.
-O Vaticano classificou cirurgias de mudança de sexo como ameaça à dignidade humana.
-Com março mais quente já registrado, Terra tem 10º mês seguido com recorde de calor
-Período entre abril de 2023 e março de 2024 é o mais quente da história, com temperatura 1,58ºC acima da média da era pré-industrial.
NACIONAIS
– Surgiram novas reações às ameaças do bilionário Elon Musk de descumprir ordens judiciais brasileiras. Após ameaças de Musk, Moraes determina investigação de bilionário e ordena que rede X não desobedeça a decisões judiciais. Elon Musk sobe o tom e chama Moraes de ‘ditador do Brasil’.
– O presidente do Supremo disse que empresas que atuam no país estão sujeitas à Constituição. O presidente do Congresso afirmou que é inevitável regulamentar as redes sociais.
– O STF decidiu por unanimidade que as Forças Armadas não podem atuar como poder moderador. Brasileiros têm um mês para tirar ou regularizar o título de eleitor.
– Justiça de SP nega pedido de prisão preventiva de motorista de Porsche, mas terá que entregar passaporte e teve CNH apreendida, além de outras restrições.
– Em meio a discussão de foro no STF, cresce na Câmara articulação para cassar Brazão, apontado como mandante do caso Marielle.
– Terceiro dia de julgamento no TRE-PR termina com placar de 3 a 1 contra cassação de mandato de Sergio Moro
– 14 milhões de crianças até 3 anos de idade são o futuro do Brasil. Todas elas, por Lei, deveriam estar matriculadas em creches, se assim for o desejo dos pais. Mas só existem vagas para metade delas.
RIO GRANDE DO SUL/ POA/ TORRES
– Varejo ainda tem desafios para integrar canais digital e físico, diz Arezzo&Co
– Setor de veículos novos registra crescimento de 11,6% no Rio Grande do Sul no trimestre
– Prédio icônico da Livraria do Globo em Porto Alegre vai ter novo inquilino
– Festival de Balonismo de Torres lançado com evento (e balões) no Palácio Piratini, em POA
Capas dos grandes jornais do centro/ sul do país
* O GLOBO – STF reage á ameaça de Musk, e Pacheco cobra regulação das redes.
* O Estado de SP –STF e Congresso reagem às críticas de Musk a Moraes. PF investigará se dono da rede X cometeu crime
* Folha de SP – Governo estuda reduzir meta de superavit em 25%
* ZH – Embate com Musk reabre debate sobre regulamentação das redes sociais
* Jornal do Comércio POA – Leite vê chance de desfecho da pauta tributária nos próximos dias
* AGÊNCIA BRASIL – Regulamentação de redes sociais no Brasil é inevitável, diz Pacheco. Declaração de presidente do Senado ocorre após falas de Elon Musk
O Assunto g1 – Elon Musk na mira de Alexandre de Moraes
A provocação do bilionário começou no último sábado, quando comentou em um post de janeiro do ministro do Supremo Tribunal Federal. Depois de atacar Moraes, o dono da plataforma X (antigo Twitter), ameaçou reativar contas suspensas bloqueadas pela Justiça brasileira por desrespeito à Legislação. Em resposta, uma canetada do ministro do STF incluiu Musk no inquérito das milícias digitais e determinou a abertura de uma nova investigação. A ação do bilionário é orquestrada com a divulgação de supostas conversas entre funcionários do antigo Twitter com críticas ao Judiciário brasileiro, inflando o discurso da extrema-direita. Um roteiro já visto em países como os Estados Unidos e o Reino Unido.