Na noite de quarta-feira, dia 11 de agosto, nas dependências do Hotel A Furninha, a Secretaria de Turismo de Torres realizou um evento híbrido (presencial e eletrônico). Na ocasião o secretário da Pasta, Fernando Nery, apresentou uma formalização do Plano de Ação da secretaria, plano este que mistura o planejamento para a nova gestão do governo Carlos Souza (reeleito no ano passado), e um movimento de retomada das atividades objetivas da secretaria – nesta fase considerada do ‘início da saída’ em relação as medidas de contenção contra a proliferação do Covid-19 na cidade. Presentes no evento muitos vereadores, diretores e servidores do Turismo, líderes de algumas entidades locais que trabalham com o turismo e alguns outros empresários que se interessam pela atividade.
O secretário Nery iniciou sua palestra apresentando o contexto mercadológico do turismo nas últimas décadas. A constatação técnica da analise apresentou uma realidade na qual o mercado chamado de Turismo do MERCOSUL (Argentinos) – que funcionou em Torres entre os anos de 80 e 90 do século passado – não mais voltará, porque era formada e viabilizada por conta de questões de valor de moeda e de contextos econômicos na Argentina, num ambiente onde os “Hermanos” não conheciam ainda as praias brasileiras. Fernando dividiu as fases seguintes como as de Oscilação de Mercado (anos 2000); Declínio do Mercosul (anos 2010) e afinal o período atual, de 2010 até hoje, que conceitua o de Novas Tecnologias Ligadas ao Turismo.
“Temos de encantar os clientes com serviços adicionais porque o modelo antigo, do século passado, onde a cidade era comprada ao invés de ter de ter de nos vender na volta mais”, diz Fernando
Conforme definiu o secretário, o atual contexto incluiu vários modelos de venda de destinos e de produtos do setor no mercado – como, por exemplo, o Airbnb, a tripadvisor e a Booking.com – o que obriga que os destinos (como Torres) trabalhem mais focados para receber turistas, já que estes modelos generalizados de tecnologia e de âmbito mundial valorizam mais a questão dos preços dos hotéis, restaurantes e apartamentos, deixando o setor praticamente nas mãos de uma commoditie de vendas (consequentemente com margens de lucro mais baixas).
“Temos de encantar os clientes com serviços adicionais porque o modelo antigo, do século passado, onde a cidade era comprada ao invés de ter de termos de nos vender (como hoje) não vai voltar mais. E se não nos diferenciarmos de outros destinos, acabaremos nas mãos das empresas tipo commodities (leilão de preços) o que obriga os destinos que tenham muitos turistas para poder viabilizar o mercado, nos tornando um lugar muito popular mas agressivo para públicos exigentes”, disse Fernando.
A seguir o secretário exemplificou um perfil do novo turista desta era conectada e altamente concorrida. Ele é Hiperconectado, valoriza altamente a Biossegurança (por conta da pandemia); é Multicanal (omnichanel), valoriza muito a Acessibilidade assim como a Sustentabilidade e tem foco na experiência.
Projetos e ações em andamento e equipe
A seguir Fernando Nery apresentou sua nova equipe de Turismólogos – “contratadas pela secretaria como investimento para o desenvolvimento do turismo local de forma altamente profissionalizada”. Fernando Nery não é Turismólogo. Formado e especializado em Marketing ele comemorou poder contar com técnicos altamente qualificados para formar o time da secretaria. Ele arriscou dizer que sua equipe é uma das mais qualificadas no universo de municípios gaúchos no setor de turismo. São eles: Ednéia Pallu, Turismóloga, graduada em Administração de Empresas e com especialização em Gestão Pública e Gerente de Cidades; Francisco Reis – Turismólogo, Guia de Turismo Mtur, Agente de Turismo Receptivo, com especialização em Metodologia do Ensino Superior; Luciane Pereira – Turismóloga, Professora de Ensino Superior em Turismo e Marketing, com especialização em Administração em Planejamento e Mestrado; Renata Carraro – Turismóloga, atua há mais de 15 com turismo no poder público na Secretária do Turismo de Caxias do Sul/RS entre 2017 e 2019.
Em seguida, o secretário apresentou a estrutura orgânica do Plano Municipal de Turismo, aprovado pela Câmara torrense neste ano e que deve ser um dos principais trabalhos de sua equipe. Segundo Fernando, o Plano consegue envolver tarefas de curto prazo (manutenção de espaços de turismo) assim como prevê novidades, novos eventos e outras ações estruturais, o que se transforma em um dos caminhos a serem tratados pelo time torrense neste governo e com esta nova equipe.
O Plano Municipal de Turismo está dividido tecnicamente em 5 áreas de autuação divididas para serem implementadas e cuidadas entre os profissionais da secretaria. São elas:
1 – Trade Turístico, que se divide nas tarefas: Engajamento do trade turístico; Ampliar a formalização de empreendimentos turísticos (CADASTUR).
2 – O APL Turismo, que se divide em Produção associada ao Turismo; Mapear os insumos utilizados na.
Cadeia Produtiva do Turismo; e Programa de aproximação.
3 – Produtos Turísticos – que se dividem em Georroteiros; Cicloturismo; Turismo Rural; Turismo Esportivo; Turismo de Aventura e Eventos.
4 – Programas – que conceitua Selo Torres Turismo Responsável, onde empresas receberão uma espécie de qualificação local para assegurar o compromisso com a responsabilidade em geral.
5 – Marketing turístico – que trata da Elaboração do Plano de Marketing turístico local, onde ações de criação de MENSAGENS e definição de MEIOS de comunicação que serão veiculadores destas mensagens será o âmago do trabalho. .
A seguir o secretário Fernando Nery apresentou ações públicas que já estão sendo e serão realizadas pela equipe da secretaria em meio a todas estas tarefas. Dentre elas estão: Estruturação da equipe. CATS + @ RIO&TUR; Qualificação dos Pontos Turísticos (trabalho cíclico e constante); Plano Municipal de Turismo e as Parcerias com entidades como SEBRAE.
Perguntas foram respondidas pelo secretário – tanto para pessoas presencialmente no evento quanto para pessoas que estavam ligadas on line.