Torres está entre as dez melhores cidades médias do Brasil para se viver após os 60 anos. Esse dado é apontado pelo Índice de Longevidade (IDL) 2023. A pesquisa revelou que Torres está na oitava colocação no ranking das melhores cidades do Brasil e no Rio Grande do Sul, aparece na terceira posição.
A edição deste ano da pesquisa avaliou, pela primeira vez, todos os 5.570 municípios brasileiros. As cidades foram classificadas como pequenas (até 34 mil habitantes), médias (até 100 mil habitantes) e grandes (mais de 100 mil habitantes).
Entre as cidades grandes, São Caetano do Sul (SP) ficou na 1ª posição nacional para pessoas acima dos 60 anos, e Vitória (ES) em segundo. Já São Lourenço (MG) ficou em primeiro lugar entre as cidades médias do Brasil, com Gramado (RS) em segundo. Entre as cidades pequenas, a catarinense Peretiba ficou na primeira posição.
Torres no desempenho comparado
Torres conta com aproximadamente 41.750 habitantes (segundo o censo do IBGE divulgado em 2023). No desempenho comparado, um dos destaques de Torres foi no quesito socioambiental – em que a cidade apresentou rendimento de 68 pontos – 10 pontos superior, inclusive, ao de São Lourenço (MG) considerada a melhor cidade para idosos. Entretanto, Torres deixou um pouco a desejar no quesito economia (marcando 56 pontos – 10 a menos que São Lourenço, por exemplo).
Ainda no desempenho comparado, Torres marcou 64 pontos no quesito saúde, ficando cerca de 3,6 pontos abaixo de Gramado (considerada a melhor cidade média para pessoas acima de 60 anos no RS) e 4,8 pontos abaixo de São Lourenço (considerada a melhor cidade média para pessoas acima de 60 anos no Brasil)
Os dados foram coletados em órgãos públicos, como INSS, IBGE, Ministério da Saúde, Ministério da Fazenda e Tesouro Nacional.
Confira o ranking das melhores cidades médias:
1 – São Lourenço/MG
2 – Gramado/RS
3 – São Miguel do Oeste/SC
4 – Adamantina/SP
5 – Concórdia/SC
6 – Garibaldi/RS
7 – Cornélio Procópio/PR
8 – Torres/RS
9 – Amparo/SP
10 – Lins/SP