Torrescar repavimenta rua do entorno da empresa com recursos próprios

Obra faz parte do sistema de parcerias onde a prefeitura entra com a licença e preparação para as obras e os moradores pagam os custos das melhorias

18 de junho de 2019

Já faz tempo que a prefeitura de Torres trabalha em parceria com moradores da cidade para PAVIMENTAR ruas que, por questões de prioridades técnicas, não estão nos planos de pavimentação da municipalidade.  Trata-se de uma opção privada de fazer uma obra pública. E nestes casos a prefeitura municipal entra com poucos recursos, quando a iniciativa privada (moradores de uma rua ou bairro) entra com a maioria dos custos da empreitada: material, mão de obra e etc. Geralmente a prefeitura entra com as licenças de intervenção em um ambiente público e com algum equipamento pesado para, por exemplo, aplainar a via antes da pavimentação, ou de retirar o material que será substituído ou reaproveitado (no caso de pavimentações não asfálticas).

Torrescar pavimenta rua próxima a garagem e faz parcerias com outras ruas

Nesta semana está sendo pavimentada uma rua no bairro Igra Sul, a qual desemboca defronte a garagem e sede da empresa de transporte Torrescar. É mais uma de várias parcerias feitas entre a prefeitura de Torres e comunidade, onde a Torrescar neste caso é a implementadora da obra.

Só que, conforme o diretor da empresa, Delci Dimer, na quarta-feira, dia 12, um cidadão não identificado começou a abordar as pessoas que passavam em frente à obra (e em frente à empresa, consequentemente), para questionar se estas pessoas concordavam com o fato da prefeitura estar pavimentando uma rua em frente à Torrescar ao invés de pavimentar outras – sugerindo assim que a empresa estaria sendo beneficiada pela obra de forma política.  “Estamos fazendo esta rua com nossos recursos, porque ajuda na circulação dos nossos carros além de ajudar a circulação de veículos em geral”, afirmou Delci. “Não estamos recebendo nada da prefeitura, pagamos esta rua assim como fizemos rateio com moradores para pavimentar outras ruas aqui nas quadras do entorno da empresa”, explicou o empresário da Torrescar.

Sistema é muito utilizado

O sistema de parceria entre prefeitura e empresas/moradores (ou usuários de vias) tem sido bastante utilizado em Torres. Como já faz tempo que a municipalidade não consegue pavimentar tantas ruas quanto seriam necessárias, tampouco consegue reformar ruas de pedras irregulares que receberam buracos por vários motivos (alagamentos, peso de veículos que passam e etc.). As parcerias tem sido usado para atender vontades privadas que não podem ser atendidas dentro das prioridades das obras urbanas e querem a melhoria urbana.

No centro da cidade, no entorno das chamadas “Quatro Praças” (Praça João Neves da Fontoura) moradores, empreendedores (como a R.Dimer e Monte Bello) e prefeitura se reuniram para colocar pavimentação de blocos de cimento em várias ruas do entorno das praças, onde o setor público local entrou somente com a retirada do piso antigo no projeto de reforma urbana. Os custos gerais da obra (material e mão de obra) foram pagos pelo rateio dos interessados: moradores de prédios antigos e empreendedores de prédios novos.

 


Publicado em: Infraestrutura






Veja Também





Links Patrocinados