Travessia Torres Tramandaí terá disputa entre 2,8 mil competidores em ultramaratona de 84km

A 18ª edição da Travessia Torres Tramandaí (TTT) vai acontecer neste fim de semana, com largada na manhã de sábado (27), pela beira das praias do Litoral Norte gaúcho. No percurso mais longo (ultramaratona - 84km) saída será em Torres.

FOTO Saída da TTT em Torres, no ano de 2016 (por CLAITON DORNELLES/SESC-RS)
26 de janeiro de 2024

A 18ª edição da Travessia Torres Tramandaí (TTT) vai acontecer neste fim de semana, com largada no sábado (27), pela beira das praias do Litoral Norte gaúcho.  No formato de ultramaratona – com saída em Torres (às 6h) e chegada em Imbé –  a prova reúne quase 3.000 inscritos que percorrem um total de 84 km, divididos em 4 categorias, correndo pela beira da praia.

Este será o segundo ano que a TTT será corrida na distância de duas maratonas somadas (84 km) e terá também no seu bojo uma maratona oficial. As referências de tempo foram estabelecidas em 2023, agora vem a superação destas marcas e os novos recordes a serem estabelecidos.

As duas corridas podem ser feitas em solo, dupla, quarteto e Octeto. Ao longo dos 18 anos, o evento conquistou mais participantes e teve diversas modificações, entre elas, a criação de uma nova categoria, por causa disso, organização mudou a nomenclatura, de Travessia Torres Tramandaí para TTT Double Marathon. “Dos 2.8 mil inscritos na corrida competitiva, 211 atletas farão os 84 km solo”, diz o idealizador da travessia Antônio João Freire. Ele conta que o estilo de dupla maratona tem ganho adeptos entre os amantes do esporte e aproximará o Rio Grande do Sul do cenário mundial, atraindo competidores de outras partes da América do Sul, por exemplo. “No futuro, nós teremos pessoas do mundo todo para correr com a gente, porque é dupla maratona. Uma modalidade que já existe mundialmente”, analisa.

Criada em 2005, Antônio conta que a Travessia começou como uma brincadeira entre amigos. “Fizemos três equipes de oito pessoas e disputamos entre nós a primeira TTT. A primeira corrida teve 24 pessoas, a segunda 200 pessoas até chegar a média de três mil corredores por edição”, explica.

Entre as novidades para nesta edição está o ‘trote’, corrida não competitiva que contará com 1 mil participantes em 2024. “O trote é uma corrida dentro da corrida. O evento é menor para principiantes o qual o grupo sai ‘trotando’ no mesmo ritmo. São mais de mil pessoas participando, entre elas crianças”, conta. A ideia é que essa categoria seja voltada mais para a diversão.


Publicado em: Esportes






Veja Também





Links Patrocinados